Terminologia e lexicografia

Autores

  • Maria Tereza Camargo Biderman Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" – São José do Rio Preto.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2001.49147

Palavras-chave:

Terminologia, Lexicografia, categorias cognitivas, elaboração de dicionários, unidades lexicais, unidades fraseológicas.

Resumo

O léxico se relaciona com a cognição da realidade e com o processo de nomeação que se cristaliza em palavras e termos. O universo conceptual de uma língua pode ser descrito como um sistema ordenado e estruturado de categorias. As terminologias científicas são sistemas classificatórios baseados em modelos científicos e oriundos da estruturação do conhecimento em modelos conceptuais por meio dos quais se organiza cada uma das ciências. Embora Lexicografia e Terminologia tenham muitas afinidades, existem diferenças entre ambas que precisam ser explicitadas. Na Lexicografia podem ser identificadas unidades léxicas muito heterogêneas, ao passo que na Terminologia encontramos unidades léxicas relativamente homogêneas. O repertório lexical da Lexicografia não se restringe ao universo referencial, enquanto a Terminologia é centrada no universo referencial. Constitui metodologia básica da Terminologia a elaboração de mapas conceptuais de cada área do conhecimento para subsidiar a identificação dos termos, bem como a elaboração de definições desses mesmos termos. Um mapa conceptual se estrutura pelo fato de os conceitos se interrelacionarem lógica e ontologicamente. Por outro lado, Lexicografia e Terminologia têm como pedra de toque de sua práxis a identificação das unidades léxicas (palavras e termos) e visam a elaboração de dicionários. Ademais, ambas se baseiam numa teoria lexical; de fato, palavras e termos se submetem às mesmas regras de formação de palavras da língua. Contudo, em Terminologia é mais freqüente o uso de formantes greco-latinos e a presença de unidades fraseológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2001-12-18

Como Citar

Biderman, M. T. C. (2001). Terminologia e lexicografia. Tradterm, 7, 153-181. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2001.49147

Edição

Seção

Terminologia