Variações terminológicas no campo Tradução Audiovisual: análise dos termos legendação, legendagem e tradução de/para legendas.

Autores

  • Arlene Koglin
  • Sila Marisa de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69131

Palavras-chave:

terminologia, legendação/legendagem, Tradução Audiovisual

Resumo

Este artigo objetiva discutir e mapear, em publicações eletrônicas, a terminologia usada na Tradução Audiovisual, com ênfase no ramo da legendagem/legendação. A pesquisa foi realizada nos títulos de teses, dissertações e artigos com os termos legendagem, legendação e tradução de/para legendas. A análise revela uso indiscriminado dos termos, o que demonstra a necessidade premente de estabelecer homogeneidade terminológica neste campo de pesquisa acadêmica.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlene Koglin

    É licenciada em Letras Português–Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência de ensino nas áreas de língua estrangeira e materna. É doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no grupo de pesquisa EXPECTRUM: Expertise em tradução. Na Universidade do Estado de Santa Catarina, participa como pesquisadora junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas PROLINGUAGEM. Atua principalmente nos seguintes temas: esforço cognitivo, tradução, pós-edição, metáforas, processo tradutório.

  • Sila Marisa de Oliveira

    Mestre em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É professora de Língua Espanhola e sua última experiência docente foi no curso de Letras-Espanhol da UFSC (2012).

Downloads

Publicado

2013-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Variações terminológicas no campo Tradução Audiovisual: análise dos termos legendação, legendagem e tradução de/para legendas. (2013). Tradterm, 22, 259-279. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69131