Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): Um estudo de recepção com surdos da região Sudeste
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69132Palavras-chave:
Legendagem, surdos, Tradução Audiovisual.Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal mostrar os resultados de uma pesquisa exploratória sobre a recepção a filmes legendados realizada pelo grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) da UECE (Universidade Estadual do Ceará) com surdos da região Sudeste do Brasil. Essa pesquisa é um recorte do Projeto MOLES (Modelo de Legendagem para Surdos) realizada no período de 2009 a 2012 com surdos de diferentes regiões do Brasil, utilizando como corpus curtas-metragens de cineastas cearenses. Os resultados sugerem que a segmentação, tendo como critérios a segmentação visual (pelo corte), a retórica (pelo fluxo da fala) e a linguística (pela sintaxe), seria mais relevante para uma recepção eficiente do que a velocidade de leitura das legendas. Assim, pretendemos abrir espaço para novas discussões e vislumbrar novas perspectivas em pesquisas em LSE (Legendagem para Surdos e Ensurdecidos).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-12-17
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Araújo, V. L. S., Vieira, P. A., & Monteiro, S. M. M. (2013). Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): Um estudo de recepção com surdos da região Sudeste. Tradterm, 22, 283-302. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69132