A tomada de notas em interpretação consecutiva: algumas considerações históricas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2014.96572Palavras-chave:
interpretação consecutiva, tomada de notasResumo
Neste artigo, primeiramente será apresentado um breve panorama histórico da atividade exercida por intérpretes consecutivos ao longo dos séculos. Em seguida, serão abordadas e discutidas algumas informações relevantes sobre os trabalhos de Jean Herbert, Jean-François Rozan Heinz Matyssek, Danica Seleskovitch e Marianne Lederer. Estes estudiosos dedicaram parte de suas pesquisas à elaboração de técnicas de tomada de notas para interpretação consecutiva. Por fim, serão feitas considerações sobre o papel de destaque que cabe à técnica de anotações para interpretação consecutiva proposta por Heinz Matyssek.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-03-17
Como Citar
Romão, T. L. C. (2015). A tomada de notas em interpretação consecutiva: algumas considerações históricas. Tradterm, 24, 281-300. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2014.96572
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).