Desejo de cinema, desejo de modernidade

Autores

  • Eliana Kuster Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-207020150112

Resumo

Como algo que poderia ser simplesmente uma técnica torna-se um instrumento de contar histórias e fomentar o sonho? Partimos dessa questão para explorar os rumos percorridos pela projeção de imagens animadas até chegar ao que chamamos de cinema. Com base na obra de Edgar Morin, Arlindo Machado e Noël Burch, investigamos essa transição, estabelecendo sua relação intrínseca com a nascente modernidade capitalista urbana e o surgimento de novas formas de representação social que atenderam às expectativas da classe burguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bakhtin, Mikhail. (1987), A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo, Hucitec.

Gorki, Máximo. (2008), “Au royame des ombres”. In: Banda, Daniel & Moure, José (orgs.). Le cinéma: naissance d’un art. Paris, Flammarion.

Burch, Noël. (2007), La lucarne de l’infini: naissance du langage cinématographique. Paris, L’Harmattan.

Costa, Flávia Cesarino. (2005), O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro, Azougue Editorial.

Dufresne, Claude. (2005), “A magia da imagem em movimento”. História Viva, 15:72-80.

Gaboriau, Philippe. (2003), Les spectacles sportifs: grandeurs et décadences. Paris, L’Harmattan.

Gunning, Tom. (1984), “De la fumerie d’opium au théatre de la moralité: discours moral et concéption du septième art dans le cinéma primitif américain”. In: Mottet, Jean (org.). D. W. Griffith: colloque international. Paris, L’Harmattan.

Jeancolas, Jean-Pierre. (2001),“Naissance et développement de la salle de cinéma”. In: Cladel, Gérard (org.). Le cinéma dans la cité. Paris, Éditions du Félin.

Lessa, Orígenes. (1981), O feijão e o sonho. Rio de Janeiro, Ática.

Machado, Arlindo. (2002), Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, Papirus.

Morin. Edgar. (1997), O cinema ou o homem imaginário. Lisboa, Relógio D’Água. “O cinematographo como instrumento de civilisação”. (1921), A Scena Muda, 2: 5.

Renoir, Jean & Truffaut, François. (1987), Ma vie e mes filmes. Paris, Flammarion.

Vedrés, Nicole. (1952), Le cinéma et le piège de la realité. In: Bovay, Georges-Michel (org.). Cinéma: un œil ouvert sur le monde. Lausana, Clairefontaine.

Vivié, Jean. (2006), Prélude au cinéma: de la préhistoire à l’invention. Paris, L’Harmattan.

Xavier, Ismail (org.). (1983), A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro, Edições Graal/Embrafilme.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Kuster, E. (2015). Desejo de cinema, desejo de modernidade. Tempo Social, 27(1), 217-237. https://doi.org/10.1590/0103-207020150112