Um paraíso selvagem: a Amazônia e os romances regionalistas de Raimundo Moraes

Palavras-chave: Pensamento social, Literatura, Região, Amazônia

Resumo

O artigo objetiva analisar os três romances de Raimundo Moraes publicados entre os anos finais da década de 1930 e início dos anos 1940: Os Igaraúnas, O mirante do Baixo Amazonas e Ressuscitados. Ao abordar tanto os entrechos de cada uma das narrativas romanescas quanto a produção ensaística do autor, viabiliza-se uma articulação entre os elementos textuais e o contexto político e cultural. Tal articulação, por seu turno, permite que se vislumbrem não só os aspectos pitorescos da região amazônica deliberadamente visados pelo autor em seus romances, mas também faz ressaltar os embates intelectuais nos quais ele se encontrava inserido. As tramas e personagens dos romances, dessa forma, deixam entrever tanto como tais embates foram percebidos pelo autor quanto a sua concepção do papel a ser assumido pelo intelectual nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Coelho Paiva, Universidade Federal do Amazonas
É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e possui Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, onde já coordenou o Curso de Graduação em Ciências Sociais entre 2006 e 2010 e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia entre 2011 e 2014. Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nas linhas de pesquisa em Sociologia dos Intelectuais, Sociologia da Arte e Sociologia da Literatura. Vem desenvolvendo pesquisas e orientações em diferentes níveis (graduação e pós-graduação) que se debruçam sobre tais temáticas e é líder do Grupo de Pesquisa Sociedade e Cultura na Amazônia , grupo este que busca aglutinar diferentes pesquisadores e fomentar novas pesquisas no âmbito da Sociologia da Cultura.
Publicado
2016-09-06
Como Citar
Paiva, M. A. (2016). Um paraíso selvagem: a Amazônia e os romances regionalistas de Raimundo Moraes. Tempo Social, 28(2), 229-246. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.104212
Seção
Artigos