Invisibilidades cruzadas: uma aproximação ao conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson

Autores

  • Paulo Menezes Universidade de São Paulo Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.107156

Palavras-chave:

Sociologia da arte, Fotografia, Henri Cartier-Bresson, O momento decisivo, Interpretação de imagens.

Resumo

Este artigo analisa o que se pode conceber como o conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson, tendo em vista a proliferação de interpretações que as palavras “momento decisivo” guardam em relação ao conceito cunhado por ele. Para investigar a raiz desse conceito analisam-se algumas de suas fotos em referência a outras imagens da história da arte, como o casal Arnolfini, de Van Eyck, a natureza morta, de Willen Kalf, e as pinturas de Vermeer, além das fotografias de Diane Arbus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Menezes, Universidade de São Paulo Departamento de Sociologia

Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-04-15

Como Citar

Menezes, P. (2017). Invisibilidades cruzadas: uma aproximação ao conceito de o momento decisivo de Henri Cartier-Bresson. Tempo Social, 29(1), 211-233. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.107156

Edição

Seção

Artigos