Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo

Autores

  • Dmitri Cerboncini Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carolina Martins Pulici Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.109800

Palavras-chave:

gosto musical, pertencimento social, choro, samba, música popular brasileira.

Resumo

Com base em dados levantados em questionários aplicados entre 2006 e 2009 junto ao público de oito casas de espetáculo de São Paulo e do Rio de Janeiro dedicadas à difusão do choro e do samba (e seus subgêneros), este artigo argumenta que a hierarquia culturalmente reconhecida desses gêneros e subgêneros corresponde à hierarquia social de seus consumidores. Apesar da atual popularidade acadêmica do postulado do ecletismo cultural e dos consumidores “omnívoros”, a desigual probabilidade de acesso a esses diferentes bens musicais faz com que ainda se possa afirmar que o espaço de produção e propagação do samba e do choro nessas duas capitais brasileiras mantém uma relação de homologia com o espaço social em que são recrutados os ouvintes desse tipo de música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dmitri Cerboncini Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em ciências sociais, doutor em sociologia e pós--doutor em história social pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris. É professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais do ich-ufjf eautor de Sentinelas da tradição (Edusp, no prelo), além de diversos artigos sobre música e ciências sociais.

Carolina Martins Pulici, Universidade Federal de São Paulo

Professora de sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Unifesp e autora de Entre sociólogos (Edusp/Fapesp), além de diversos artigos sobre as lógicas sociais do gosto e o estilo de vida das elites de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-09-06

Como Citar

Fernandes, D. C., & Pulici, C. M. (2016). Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo. Tempo Social, 28(2), 131-160. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.109800

Edição

Seção

Dossiê - Classes Sociais e Desigualdades: sociabilidade, cultura, política