A questão da universidade e da formação em ciências sociais

Autores

  • Sylvia Gemignani Garcia Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702000000100007

Palavras-chave:

universidade, ciências sociais, sociologia da educação

Resumo

A análise histórica dos processos sociais e intelectuais que caracterizam a formação cultural e científica na modernidade contemporânea permite a reconstrução de questões culturais e educacionais que se fazem constantemente presentes hoje no dia-a-dia da vida universitária na forma de problemas acadêmicos e administrativos. Situada na intersecção das áreas de história intelectual, sociologia da ciência e das instituições científicas e sociologia da educação e da cultura, essa perspectiva de investigação aborda, primeiro, os amplos processos institucionais nas esferas da política, da economia e da cultura que situam a questão contemporânea da universidade e da formação em ciências sociais; em seguida, expõe alguns aspectos centrais do debate sociológico acerca da natureza da disciplina e do perfil da formação em ciência social; e, finalmente, discute certos pressupostos e categorias básicas das atuais propostas de reforma universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, T. W. (1973) Experiencias científicas em Estados Unidos. In: Consignas. Buenos Aires, Amorrortu, p. 107-140.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. (1999) A nova política de pós-graduação no Brasil. Tempo Social, São Paulo, 11(2): 219-229, outubro.

BARNES, Barry. (1980) Sobre la recepción de las creencias científicas. In: (org.). Estudios sobre sociologia de la ciencia. Madrid, Alianza Editorial.

BECKER, Howard S. (1977) Uma teoria da ação coletiva. Rio de janeiro, Zahar.

BECKER, Howard S. (1993) Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo, Hucitec.

BID. (s.d.) Evaluación: una herramienta de gestión para mejorar el desempeño de los proyectos. BID-Oficina de evaluación, Washington, EUA.

BOURDIEU, Pierre. (1974) Campo do poder, campo intelectual e habitus de classe. In: MICELI, Sergio (org.). A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectiva.

BOURDIEU, Pierre. (1981) The corporatism of the universal. Telos, Fall, (81): 99-110.

BOURDIEU, Pierre. (1997) Les usages sociaux de la science. Paris, INRA.

BOURDIEU, Pierre. & PASSERON, J. C. & CHAMBOREDON, J. C. (1994) El oficio del sociólogo. Mexico, Madri, Siglo veintiuno editores, Siglo veintiuno de España editores.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (1984) Repensando a pesquisa participante. São Paulo, Brasiliense.

CARDOSO, Irene. (1982) A universidade da comunhão paulista. São Paulo, Cortez.

CARDOSO, Irene. (1985) A USP e o espírito de instituição. Revista de Política e Cultura, Presença, (5), janeiro.

CARDOSO, Irene. (1987) A universidade e o poder. Revista USP, São Paulo, (6), julho-setembro.

CARDOSO, Irene. (1989) A modernização da universidade brasileira e a questão da avaliação. In: MARTINS, C. B. (org.). Ensino superior brasileiro: transformações e perspectivas. São Paulo, Brasiliense.

CARDOSO, Irene. (1998) Maria Antônia: um estilo esquecido. In: MARTINEZ, Paulo (org.). Florestan ou o sentido das coisas. São Paulo, Boitempo editorial.

CARDOSO, Irene. (1999) O discurso da universidade. Tempo Social, São Paulo, 11(1):49-65, maio.

CASTELLS, Manuel. (1999) A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. São Paulo, Paz e Terra.

CHARLE, Christophe. (1994) La république des universitaires. Paris, Seuil.

CHARLE, Christophe. & VERGER, Jacques. (1994) Histoire des universités. Paris, Presses Universitaires de France.

CHAUÍ, Marilena. (1998) A universidade hoje. Praga, São Paulo, (6), setembro.

COHEN, Ernesto & FRANCO, Rolando. (1993) Avaliação de projetos sociais. Rio de Janeiro, Vozes.

CUNHA, Luis Antonio. (1988) A universidade reformada. São Paulo, Francisco Alves.

FERNANDES, Florestan. (1975) Universidade brasileira: reforma ou revolução. São Paulo, Alfa-Ômega.

FERNANDES, Florestan. (1980) A natureza sociológica da sociologia. São Paulo, Ática.

FERNANDES, Florestan. (1984) A questão da USP. São Paulo, Brasiliense.

FREITAG, Michel. (1995) Le naufrage de l’université. Québec/Paris, Nuit blanche/ La découverte.

GARCIA, Sylvia Gemignani. (1996) Cultura, dominação e sujeitos sociais. Tempo Social, São Paulo, 8(2): 159-176, outubro.

GIANNOTTI, José Arthur. (1998) Em defesa da universidade pública. Folha de S. Paulo, São Paulo, 17/04, p. 3-7.

KLIKSBERG, Bernardo. (1996) El pensamiento organizativo: de los dogmas a un nuevo paradigma gerencial. Tesis grupo editorial, Norma SA, Buenos Aires. Le Monde de l’ éducation, de la culture et de la formation. (1997) Université. Paris, (252), octobre.

NICOLAUS, Martin. (1982) A organização profissional da sociologia: um enfoque a partir da base. In: BLACKBURN, Robin (org.). Ideologia na ciência social. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

NISBET, Robert. (s. d.) La formácion del pensamiento sociológico. 2 V. Buenos Aires, Amorrortu.

NISBET, Robert. (1970) Sociology as an art form. In: Tradition and revolt, historical and sociological essays. New York, Vintage Books.

NISBET, Robert. (1986) Conservadorismo e sociologia. In: MARTINS, José de Souza (org.). Introdução crítica à sociologia rural. São Paulo, Hucitec.

POLLAK, Michael. (1979) Paul F. Lazarsfeld, fondateur d’une multinationale scientifique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, Paris, (25), janvier.

ROPÉ, Françoise & TANGUY, Lucie (orgs.). (1997) Saberes e competências. O uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas, Papirus.

SANTOS, Boaventura de Souza. (1989) Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro, Graal.

SILVA, Franklin Leopoldo e. (1999) A experiência universitária entre dois liberalismos. Tempo Social, São Paulo, 11(1): 1-47, maio.

STRATHERN, Marilyn. (1999) Melhorar a classificação. A avaliação no sistema universitário britânico. Novos Estudos, São Paulo, (53), março. The economist. (1999) The burger king. October, 23rd, p. 78.

THIOLLENT, Michel. (1980) Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo, Polis.

Downloads

Publicado

2000-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Garcia, S. G. (2000). A questão da universidade e da formação em ciências sociais . Tempo Social, 12(1), 123-140. https://doi.org/10.1590/S0103-20702000000100007