Blow Up imagens e miragens

Autores

  • Paulo Menezes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702000000200003

Palavras-chave:

Blow up, Antonioni, imagem, real, fotografia

Resumo

Este artigo analisa o filme Blow Up de Michelangelo Antonioni, buscando compreender como o seu discurso visual questiona a relação entre real e imaginário. Por trás de um crime do qual nada sabemos e nada saberemos, a busca efetuada pelo fotógrafo levanta e problematiza as relações entre as imagens e as coisas, sejam elas fotografias ou filmes, propondo significados para seus fundamentos e perspectivas que muito os afastam das interpretações que as colocam como reproduções ou representações de um real pressuposto como íntegro e preexistente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARNHEIM, Rudolf. (s./d.) A arte do cinema. São Paulo, Martins Fontes.

ASHTON, D. (1985) Picasso on art. London, Thames and Hudson. Barcelona, Ediciones Omega.

BAUDRILLARD, Jean. (1995) Le crime parfait. Paris, Galilée.

BAZIN, André. (1985) Qu’est-ce que le cinéma ? Paris, Éditions du Cerf.

BENJAMIN, Walter. (1994a) Imagem de Proust. In: Obras escolhidas – magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, p. 36-49.

BENJAMIN, Walter. (1994b) Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas – magia e técnica, arte e política: São Paulo, Brasiliense, p. 91-107.

BURGER, Peter. (1984) Theory of avant-garde. Manchester, Manchester University Press.

CARRIÈRE, Jean-Claude. (1995) A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

DELEUZE, Giles. (1985) Image-temps. Paris, Éditions du Minuit.

FRANCASTEL, Pierre. (1983) Espace et ilusion; Les mécanismes de l’illusion filmique. In: L’Image, la vision et l’imagination. Paris, Denoël Gonthier, p.167-206.

GOLDING, John. (1968) Le cubisme. Paris, René Juillard.

KOLKER, Robert Phillip. (1983) The altering eye. Contemporary international cinema. Oxford, Oxford University Press.

KRACAUER, Siegfried. (1960) Theory of film. Oxford, Oxford University Press.

LANGFORD, Michel. (1974) Iniciación a la fotografía profesional. 3a edição.

MARCUSE, Herbert. (s./d.) Um ensaio para a libertação. Amadora, Livraria Bertrand.

MENEZES, Paulo. (1997) A trama das imagens. São Paulo, Edusp.

NIETZSCHE, Friedrich. (1971) Par-delà bien et mal. Textos e variantes organizados por Giorgio Colli e Mazzino Montinari. Trad. de Cornélius Heim. (DPF – Des préjugés des philosophes). Paris, Éditions Gallimard.

SIMMEL, Georg. (1983) Sociabilidade – um exemplo de sociologia pura ou formal. In: Moraes Filho, Evaristo de (org.). Simmel. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Vol. 34. São Paulo, Ática.

SORLIN, Pierre. (1977) Sociologie du cinéma. Paris, Aubier Montaigne.

STANGOS, Nikos. (1981) Concepts of modern art. London, Thames and Hudson.

TARKOVSKI, Andrei. (1990) Esculpir o tempo. São Paulo, Martins Fontes.

VIRILIO, Paul. (1993) Guerra e cinema. São Paulo, Scritta.

VOGEL, Amos. (1974) Film as a subversive Art. New York, Randon House.

WEBER, Max. (1978) Ação e relação social. In: FORACCHI, Marialice encarini & MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro, LTC.

WEBER, Max. (1979) A “objetividade” do conhecimento nas Ciências Sociais. In: COHN, Gabriel (org.). Weber. Coleção Grandes Cientistas Sociais. Vol. 13. São Paulo, Ática, p. 79-127.

XAVIER, Ismail. (1984) O discurso cinematográfico. São Paulo, Paz e Terra.

Downloads

Publicado

2000-11-01

Edição

Seção

Homenagem - José Carlos Bruni

Como Citar