Os circuitos dos jovens urbanos

Autores

  • José Guilherme Cantor Magnani Universidade de São Paulo. Núcleo de Antropologia Urbana

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200008

Palavras-chave:

Circuitos de jovens, Cultura juvenil, Metrópole, Etnografia urbana

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um trabalho sobre o tema dos jovens e suas práticas culturais e de lazer, redes de sociabilidade e relações de troca (e também de conflito) no contexto urbano da cidade de São Paulo. Após a apresentação e a discussão dos termos "tribos urbanas" e "cultura juvenil", proponho outra denominação, "circuitos de jovens", para a abordagem do tema. Em vez da ênfase na condição de "jovens", que supostamente remete a diversidade de manifestações a um denominador comum, a idéia é privilegiar sua inserção na paisagem urbana por meio da etnografia dos espaços por onde eles circulam e onde se encontram, e das ocasiões de conflito e dos parceiros com quem estabelecem relações de troca. Com isso, busca-se articular dois elementos presentes nessa dinâmica: os comportamentos e os espaços, instituições e equipamentos urbanos. O que se pretende é chamar a atenção (1) para a sociabilidade, e não tanto para pautas de consumo e estilos de expressão ligados à questão geracional, e (2) para as permanências e as regularidades, em vez da fragmentação e do nomadismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAMO, Helena W. (1994), Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo, Página Aberta.

BERMAN, MARSHALL. (1989), Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo, Companhia das Letras.

CARDOSO, Ruth & SAMPAIO, Helena. (1995), Bibliografia sobre juventude. São Paulo, Edusp.

DA MATTA, Roberto. (1979), Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

FEIXA, Carles. (1998), De jóvenes, bandas y tribus: antropología de la juventud. Barcelona, Ariel.

FEIXA, Carles. (2004), “Los estudios sobre culturas juveniles en España – 1960-2004”. Revista de Estudios de Juventud, 64, mar., Madrid.

FERREIRA DOS SANTOS, Nelson et al. (1985), Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. São Paulo, Projeto Editores Associados/Ibam.

GOLDMAN, Márcio. (1999), Alguma antropologia. Rio de Janeiro, Relume-Dumará.

GUERREIRO, Goli. (1994), Retratos de uma tribo urbana: rock brasileiro. Salvador, Centro Editorial e Didático da UFBA.

HALL, Stuart & JEFFERSON, Tony (orgs.). (1976), Resistance through rituals: youth subcultures in post-war Britain. London, Hutchinson.

JACOBS, Jane. (1992), The death and life of great American cities. New York, Vintage Books, Random House.

MAFFESOLI, Michel. (1987), O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro, Forense Universitária.

MAGNANI, José Guilherme C. (1992), “Tribos urbanas, metáfora ou categoria?”. Cadernos de Campo – Revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia. Departamento de Antropologia, FFLCH/USP, São Paulo, 2 (2).

MAGNANI, José Guilherme C. (2002), “De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 17 (49): 11-29.

MAGNANI, José Guilherme C. & TORRES, Lílian. (2000), Na metrópole: textos de antropologia urbana. 2. ed. São Paulo, Edusp/Fapesp.

NILAM, Pam. (2004). “Culturas juveniles globales”. Revista de Estudios de Juventud, 64, mar., Madrid.

PAIS, José Machado & BLASS, Leila (orgs.). (2004), Tribos urbanas: produção artística e identidades. São Paulo, Annablume/Capes.

Downloads

Publicado

2005-11-01

Edição

Seção

Análises

Como Citar