O trabalho visto de baixo

Autores

  • Leonardo Mello e Silva Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia
  • William Vella Nozaki Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia
  • Vladimir Ferrari Puzone Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200016

Palavras-chave:

Organização do trabalho, Pós-fordismo, Classe social, Flexibilidade, Manufatura celular

Resumo

O texto detém-se sobre um tipo particular de organização do trabalho, chamado de células de produção, aplicado em fábricas do ramo de confecção em São Paulo, focando a experiência das operárias que trabalham sob esse formato. Vários aspectos são ressaltados a partir dele, tais como o sistema de remuneração, a regulação do/pelo grupo, o treinamento e as exigências de qualificação, a flexibilidade produtiva e o significado, para o grupo operário, do deslocamento geográfico de unidades de produção. Tais aspectos aparecem como contraponto à experiência coletiva que conformou uma identidade de classe, hoje em processo de aparente decomposição. Uma das razões para isso seria o sucesso de iniciativas privativas e confinadas ao espaço da empresa, das quais as células de produção são um exemplo. A descrição pormenorizada de casos concretos pretende contribuir com alguns elementos para uma apreciação compreensiva do fenômeno e suas implicações teóricas para o debate sobre as classes sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

DEJOURS, Christophe. (1991), A loucura do trabalho. São Paulo, Oboré/Cortez.

DURAND, J. P. (2003), “A refundação do trabalho no fluxo tensionado”. Tempo Social, 1 (15): 139-158.

ESPING-ANDERSEN, Gösta. (1990), The three worlds of welfare capitalism. Cambridge (UK), Polity Press.

ESTANQUE, Elísio. (2000), Entre a fábrica e a comunidade: subjectividades e práticas de classe no operariado do calçado. Porto, Afrontamento.

FORD, Henry. (1954), “Minha vida, minha obra”. In: Os princípios da prosperidade. Rio de Janeiro, Brand.

FOURNIER, Pierre. (1996), “Deux regards sur le travail ouvrier”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 115: 80-93, décembre.

MELLO E SILVA, Leonardo. (2004), Trabalho em grupo e sociabilidade privada. São Paulo, Editora 34/Curso de Pós-Graduação em Sociologia da USP.

MONTGOMERY, David. (1980), Worker’s control in America: studies in the history of work, technology and labor struggles. Cambridge, Cambridge University Press.

NELSON, Daniel. (1984), “Le taylorisme dans l’industrie américaine, 1900-1930”. In: MONTMOLLIN, Maurice de & PASTRÉ, Olivier. Le taylorisme. Paris, La Découverte, pp. 51-66.

TAYLOR, F. W. (1987), Princípios de administração científica. 7 ed. São Paulo, Atlas.

THOMPSON, Edward P. (1968), The making of the English working class. Middlesex, Penguin Books.

ZARIFIAN, Philippe. (1998), Travail et communication: essai sociologique sur le travail dans la grande entreprise industrielle. 2 ed. Paris, PUF.

Downloads

Publicado

2005-11-01

Edição

Seção

Artigos