Bourdieu e a nova sociologia econômica

Autores

  • Cécile Raud Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000200008

Palavras-chave:

Mercado, Habitus, Campo econômico, Pierre Bourdieu, Sociologia Econômica

Resumo

Este artigo objetiva analisar a sociologia do mercado de Pierre Bourdieu, a fim de avaliar os alcances e os limites do pensamento de um dos autores mais representativos da Nova Sociologia Econômica francesa Com base na leitura crítica de alguns textos selecionados, chegamos à conclusão de que se trata de uma análise genuinamente sociológica dos fenômenos econômicos, uma vez que o sociólogo francês aplica seu quadro analítico, articulado ao redor dos conceitos-chave de campo e habitus, à esfera econômica, mostrando que o mercado é o produto de uma construção social Além de destacar a gênese social das disposições econômicas e de caracterizar o mercado como um campo de lutas onde se enfrentam agentes dotados de recursos diferentes, Bourdieu insiste no papel do Estado na regulação desse mercado, mobilizando dessa maneira, ao mesmo tempo, uma sociologia do conhecimento e uma sociologia política na sua análise da esfera econômica. No entanto, apesar de uma reflexão pioneira em termos de crenças econômicas, a abordagem de Bourdieu apresenta uma série de limitações que dizem respeito, entre outras, a certa ambigüidade no que tange às motivações do agente econômico moderno e à delimitação da esfera econômica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALEXANDER, Jeffrey. (2000), La réduction: critique de Bourdieu. Paris, Les Editions du Cerf.

BOURDIEU, Pierre. (1963), “La société traditionnelle: attitude à l’égard du temps et conduite économique”. Sociologie du Travail, 5 (1): 24-44.

BOURDIEU, Pierre. (1979), O desencantamento do mundo. São Paulo, Perspectiva.

BOURDIEU, Pierre. (1980a), Le sens pratique. Paris, Minuit.

BOURDIEU, Pierre. (1980b), Questions de sociologie. Paris, Minuit.

BOURDIEU, Pierre. (1994), “Stratégies de reproduction et modes de domination”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 105: 3-12.

BOURDIEU, Pierre. (1996), Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, Papirus.

BOURDIEU, Pierre. (2000), Les structures sociales de l’économie. Paris, Seuil.

BOURDIEU, Pierre. (2003), “La fabrique de l’habitus économique”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 150: 79-90.

BOURDIEU, Pierre. (2005), “O campo econômico”. Política & Sociedade, 6: 15-58 (tradução de “Le champ économique”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 119: 48-66, 1997).

BOURDIEU, Pierre, CHAMBOREDON, J.-C. & PASSERON, J.-C. (1968), Le métier de sociologue. Paris-La Haye, Mouton.

BOYER, Robert. (2003), “L’anthropologie économique de Pierre Bourdieu”. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 150:65-78.

BROCHIER, Hubert. (1987), “La sociologie de Pierre Bourdieu et l’individualisme méthodologique”. Bulletin du MAUSS, 22: 87-106.

CAILLÉ, Alain. (1986), Splendeurs et misères des sciences sociales: esquisses d’une mythologie. Genebra, Droz.

CAILLÉ, Alain. (1987), “Critique de Pierre Bourdieu: 1. L’économisme”. Bulletin du MAUSS, 22: 107-154.

CHAMPAGNE, Patrick & CHRISTIN, Olivier. (2005), Mouvements d’une pensée: Pierre Bourdieu. Paris, Bordas.

CONVERT, Bernard. (2003), “Bourdieu: Gary Becker’scritic”. Economic Sociology European Electronic Newsletter, 4 (2). Consultado no site http://econsoc.mpifg.de.

DIMAGGIO, Paul & LOUCH, Hugh. (1998), “Socially embedded consumer transactions: for what kinds of purchases do people most often use networks?”. American Sociological Review, 63: 619-637.

DURKHEIM, Émile. (1975), “Sociologia e ciências sociais”. In: A ciência social e a ação. São Paulo, Difel, pp. 125-142.

DURKHEIM, Émile. (1984), As regras do método sociológico. 11. ed. São Paulo, Editora Nacional.

DURKHEIM, Émile. (1995), Da divisão do trabalho social. São Paulo, Martins Fontes.

EMIRBAYER, Mustafá. (1997), “Manifesto for a relational sociology”. American Journal of Sociology, 103 (2): 281-317.

FAVEREAU, Olivier. (2001), “L’économie du sociologue ou: penser (l’orthodoxie) à partir de Pierre Bourdieu”. In: LAHIRE, Bernard (org.). Le travail sociologique de Pierre Bourdieu: dettes et critiques. Paris, La Découverte, pp. 255-314.

FLIGSTEIN, Neil. (1990), The transformation of corporate control. Cambridge, Harvard University Press.

FLIGSTEIN, Neil. (1996), “Markets as politics: a political-cultural approach to market institutions”. American Sociological Review, 61: 656-673.

GARCIA-PARPET, Marie-France. (2003), “Des outsiders dans l’économie de marché: Pierre Bourdieu et les travaux sur l’Algérie”. Awal, 27/28: 139-152.

GRANOVETTER, Mark. (1974), Getting a job: a study of contacts and careers. Cambridge, Harvard University Press.

GRANOVETTER, Mark. (1985), “Economic action and social structure: the problem of embeddedness”. American Journal of Sociology, 91 (3): 481-510.

LAHIRE, Bernard. (2001), “Champ, hors-champ, contrechamp”. In: (org.). Le travail sociologique de Pierre Bourdieu: dettes et critiques. Paris, La Découverte, pp. 23-57.

LEBARON, Frédéric. (2000), La croyance économique: les économistes entre science et politique. Paris, Seuil.

LEBARON, Frédéric. (2001), “Bases of a sociological economy: from François Simiand and Maurice Halbwachs to Pierre Bourdieu”. International Journal of Contemporary Sociology, 38 (1): 54-63.

MAUSS, Marcel. (2001), Ensaio sobre a dádiva. Lisboa, Edições 70.

POLANYI, Karl. (1980), A grande transformação. Rio de Janeiro, Campus.

RAUD-MATTEDI, Cécile. (2005a), “A construção social do mercado em Durkheim e Weber: análise do papel das instituições na sociologia econômica clássica”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 57: 127-142.

RAUD-MATTEDI, Cécile. (2005b), “Análise crítica da sociologia econômica de Mark Granovetter: os limites de uma leitura do mercado em termos de redes e imbricação”. Política & Sociedade, 6:59-82.

STEINER, Philippe. (1998), “La nouvelle sociologie économique, l’analyse structurale et la théorie économique”. Cahiers d’Economie Politique, 33: 107-135.

STEINER, Philippe. (2002), “Encastrement et sociologie économique”. In: HUAULT, Isabelle (org.). La construction sociale de l’entreprise: autour des travaux de Mark Granovetter. Colombelles, Editions EMS, pp. 29-50.

STEINER, Philippe. (2005), Comte – Durkheim – Bourdieu: la tradition française de critique sociologique de l’économie politique. Comunicação apresentada no Colóquio Tradições Nacionais em Ciências Sociais. Amsterdam, Amsterdam School for Social Science Research, 6-7 de maio.

STEINER, Philippe. (2006), A sociologia econômica. São Paulo, Atlas.

STUART MILL, John. (1984), “Da definição de economia política e do método de investigação próprio a ela”. In: Stuart Mill, Bentham. 3. ed. São Paulo, Abril Cultural, pp. 293-319 (col. Os Pensadores).

SWEDBERG, Richard. (1991), “Major traditions of economic sociology”. Annual Review of Sociology, 17: 251-276.

SWEDBERG, Richard. (2003), “Bourdieu’s advocacy of the concept of interest and its role in economic sociology”. Economic Sociology European Electronic Newsletter, 4 (2). Consultado no site http://econsoc.mpifg.de.

SWEDBERG, Richard. (2004), “Sociologia econômica: hoje e amanhã”. Tempo Social, 16 (2): 7-34.

WACQUANT, Loïc. (1997), “Durkheim e Bourdieu: a base comum e suas fissuras”. Novos Estudos Cebrap, 48: 29-38.

WANDERLEY, Fernanda. (2002), “Avanços e desafios da Nova Sociologia Econômica: notas sobre os estudos sociológicos do mercado: uma introdução”. Sociedade e Estado, 17 (1): 15-38.

WEBER, Max. (1987), A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo, Pioneira.

WEBER, Max. (1991), Economia e sociedade. Brasília, UnB.

WHITE, Harrison. (1981), “Where do markets come from?”. American Journal of Sociology, 87 (3): 517-547.

ZELIZER, Viviana. (1988), “Beyond the polemics on the market: establishing a theoretical and empirical agenda”. Sociological Forum, 3 (4): 614-634.

ZELIZER, Viviana. (1992), “Repenser le marché. La construction sociale du ‘marché aux bébés’ aux Etats-Unis, 1870-1930". Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 94: 3-26.

Downloads

Publicado

2007-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bourdieu e a nova sociologia econômica . (2007). Tempo Social, 19(2), 203-232. https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000200008