A estética da conversão: o ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951)

Autores

  • Glaucia Villas Bôas Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000200010

Palavras-chave:

Arte concreta, Arte virgem, Ateliê do Engenho de Dentro, Abraham Palatnik, Almir Mavignier, Ivan Serpa, Mario Pedrosa

Resumo

Neste artigo, argumento que na cidade do Rio de Janeiro, no período do pós-guerra, o programa estético modernista orientado para a construção nacional concorre com novo projeto estético fundamentado no universalismo das formas concretas. Tal mudança não ocorre devido às influências recebidas de movimentos de vanguarda estrangeiros ou nacionais, mas de um conjunto de relações e práticas sociais que impõe o reconhecimento de novos valores artísticos. Para tanto, recupero a história do Ateliê do Engenho de Dentro, locus de uma sociabilidade sui generis, que reuniu jovens artistas plásticos, um crítico de arte e artistas internados no Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL, Aracy (org.). (1977), Projeto construtivo brasileiro na arte (1950-1962). Rio de Janeiro/São Paulo, Museu de Arte Moderna/Pinacoteca do Estado.

AMARAL, Aracy. (2000), Mavignier 75. Museu de Arte Moderna de São Paulo. Hartung, Hamburgo. Catálogo da exposição.

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. (2004), Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo, Cosac Naify.

ART BRUT BRÉSILIEN – Images de l’Inconscient. (2005), Halle Saint Pierre, Ano do Brasil na França. Catálogo da exposição.

BARCINSKI, Fabiana, SIQUEIRA, Vera Beatriz & FERREIRA, Hélio Márcio Dias (orgs.). (2003), Ivan Serpa. Rio de Janeiro, S. Roesler/Instituto Cultural Axis.

BOWLER, Anne E. (1997). “Asylum art: the social construction of an aesthetic category”.

ZOLBERG, Vera L. & CHERBO, Joni Maya (eds.), Outsider art: contesting boundaries in contemporary culture. Cambridge, Cambridge University Press.

BRITO, Ronaldo. (1999), Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo, Cosac Naify. CAMPOFIORITO, Quirino. (1947), Diário da Noite, s/d.

BRITO, Ronaldo. (1949), O Jornal, 17 de dez.

COCCCHIARALE, Fernando & GEIGER, Anna Bela (orgs.). (1987), Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinqüenta. Rio de Janeiro, Funarte.

COSTA, Lucio. (1984a), “Prefácio”. In: VIEIRA, Lucia Gouvêa, Salão de 1931. Marco da revelação da arte moderna em nível nacional. Rio de Janeiro, Funarte.

COSTA, Lucio. (1984b), “Entrevista”. In: VIEIRA, Lucia Gouvêa, Salão de 1931. Marco da revelação da arte moderna em nível nacional. Rio de Janeiro, Funarte, p. 65.

DABUL, Ligia. (2001), Um percurso da pintura: a produção de identidades de artista. Niterói, Eduff.

DANCHIN, Laurent. (1988), Jean Dubuffet: peintre philosophe. Lyon, La Manufacture.

GULLAR, Ferreira. (1996), Nise da Silveira: uma psiquiatra rebelde. Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Relume Dumará.

HERKENHOFF, Paulo. (2002), A arte brasileira na coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem. Rio de Janeiro, Andréa Jakobsson Estúdio. Catálogo da exposição.

HOFFMANN, Tobias, MAVIGNIER, Almir & SCHMIDT, Frank. (2003), Mavignier Hfg/Ulm 1953-1958. Heidelberg, Edition Braus. Catálogo da exposição.

IMAGES OF THE UNCONSCIOUS from Brazil, Confluência de Culturas. (1996), São Paulo, Câmara Brasileira do Livro, 46ª Feira do Livro de Frankfurt. Catálogo da exposição.

MARPSAT, Maryse. (s/d), “La légitimation de l’Art Brut. De la conservation à la consécration”. In: Droits d’entrée: à la recherche de la “qualité” architecturale (no prelo).

MELLO, Luis Carlos Gonçalves. (2000), “Flores do Abismo”. In: Imagens do inconsciente, Mostra do Redescobrimento. Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais/Fundação Bienal de São Paulo/Takano Editora. Catálogo da exposição.

MELLO, Luis Carlos Gonçalves. (2005), Imagens do inconsciente. Centenário de Nise da Silveira. Catálogo da exposição.

MICELI, Sergio. (1996), Imagens negociadas: retratos da elite brasileira (1920-40). São Paulo, Companhia das Letras.

MICELI, Sergio. (2003), Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo, Companhia das Letras.

MILLIET, Sergio. (1949), “Arte e loucura”, O Estado de S. Paulo, 15 de out.

NAVARRA, Ruben. (1947), “Pintura e loucura”, Diário de Notícias, 2 de mar.

OSÓRIO, Luiz Camillo (org.). (2004), Abraham Palatnik. São Paulo, Cosac Naify.

PAPE, Lygia. (1980), Catiti catiti, na terra dos Brasis. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Departamento de Filosofia, UFRJ.

PEDROSA, Mario. (1947), Correio da Manhã, 7 de fev.

PEDROSA, Mario. (1950), “Pintores de arte virgem”, Correio da Manhã, 19 de mar.

PEDROSA, Mario. (1979), Arte, forma e personalidade. São Paulo, Kairós.

PEDROSA, Mario. (1996), Forma e percepção estética: textos escolhidos II. Organização de Otília Arantes. São Paulo, Edusp.

SILVEIRA, Nise da. (1981), Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro, Alhambra.

ZOLBERG, Vera L. & CHERBO, Joni Maya. (1997), Outsider art: contesting boundaries in contemporary culture. Cambridge, Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

2008-11-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bôas, G. V. . (2008). A estética da conversão: o ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951) . Tempo Social, 20(2), 197-219. https://doi.org/10.1590/S0103-20702008000200010