A escassez dos semicondutores e as transformações recentes do mercado automotivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.204348

Palavras-chave:

Portos, Desmanches de carro, Semicondutores, Carros, Mobilidades

Resumo

No contexto de pandemia do Covid-19,  a cadeia automotiva no Brasil foi  impactada pela indisponibilidade de semicondutores – microchips  utilizados na produção de automóveis  e de equipamentos eletrônicos, cujo  consumo vem também produzindo  impactos nos mercados de automóveis e autopeças. Este artigo objetiva  analisar transformações recentes no setor, tomando como mote os  deslocamentos contemporâneos na circulação desse componente. Tal  análise partirá de dois contextos empíricos distintos: o Porto de Santos e um desmanche de veículos em São Paulo. Argumentamos que as transformações em tela devem ser compreendidas no cruzamento entre mobilidades físicas e comunicativas, apontando para importantes inflexões na cadeia automotiva em escala transnacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André de Pieri Pimentel, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bolsista de doutorado Fapesp (processo n. 2020/12310-8). Pesquisador dos projetos Regulação de mercados (i)legais: mecanismos de reprodução de desigualdades e violência (2018-2020) e Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos. Integrante do Núcleo de Pesquisas Urbanas NaMargem/UFSCar.

  • Isabela Vianna Pinho, Universidade Federal de São Carlos

    Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisadora visitante no Danish Institute for International Studies, DIIS. Bolsista de Doutorado Fapesp (processos n. 2020/14000-6 & 2021/14797-4). Pesquisadora dos projetos Regulação de mercados (i)legais: mecanismos de reprodução de desigualdades e violência (2018-2020) e Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos. Integrante dos grupos de pesquisa MTTM – Mobilidades: Teorias, Temas e Métodos/USP e Núcleo de Pesquisas Urbanas NaMargem/UFSCar.

  • Apoena Mano, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador visitante na Columbia University. Bolsista de Doutorado Fapesp (processos n. 2020/00670-0 & 2021/14246-8). Pesquisador do projeto Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos. Integrante do UrbanData-Brasil/CEM/USP: Banco de dados sobre o Brasil urbano e dos grupos de pesquisa MTTM – Mobilidades: Teorias, Temas e Métodos/USP e Cidades – Núcleo de Pesquisa  Urbana/UERJ.

  • Anna Clara Pereira Soares, Universidade de São Paulo

    Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de Iniciação Científica Fapesp (processo n. 2022/00300-3). Pesquisadora do projeto Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos. Integrante do UrbanData-Brasil/CEM/USP: Banco de dados sobre o Brasil urbano e do grupo de pesquisa MTTM – Mobilidades: Teorias, Temas e Métodos/USP.

Referências

Anfavea. (2022), Anuário da indústria automobilística brasileira 2022. São Paulo, https://anfavea.com.br.

Barrera-Enderle, Alberto. (2021), “Vehicle consumption, theft and smuggling in the Texas-Mexico border, 1930-1960”. Journal of Illicit Economies and Development, 3 (2): 275-284.

Beckert, Jens & Dewey, Matías. (eds.). (2017), The architecture of illegal markets: Towards an economic sociology of illegality in the economy. Oxford, Oxford University Press.

Bize, Amiel. (2020), “The right to the remainder: gleaning in the fuel economies of East Africa’s Northern corridor”. Cultural Anthropology, 35 (3): 462-486.

Chua, Charmaine et al. (2018), “Introduction: Turbulent circulation: Building a critical engagement with logistics”. Environment and Planning D: Society and Space, 36 (4): 217-229.

Clarke, Ronald & Brown, Rick. (2011), “International trafficking of stolen vehicles”. In: Natarajan, Mangai (ed.). International crime and justice. Nova York, Cambridge University Press.

Cowen, Deborah. (2014), The deadly life of logistics: Mapping violence in global trade. Minneapolis, University of Minnesota Press.

Do Carmo, Marcelo et al. (2019), “Financialization in the automotive industry: shareholders, managers and salaries”. Journal of Economic Issues, 53 (3): 841-862.

Elliot, Antony & Urry, John. (2010), Mobile lives. Londres, Routledge.

“Fatos e Dados”. (2021), Santos Port Authority, https://www.portodesantos.com.br/wp-content/uploads/Facts-en-figures-2021.pdf.

Featherstone, Mike et al. (eds.). (2005), Automobilities. Oxford, Sage Publications.

Feltran, Gabriel. (2019), “Economias (i)lícitas no Brasil: uma perspectiva etnográfica”. Journal of Illicit Economies and Development, 1 (2).

Feltran, Gabriel. (2012), “Governo que produz crime, crime que produz governo: O dispositivo de gestão do homicídio em São Paulo (1992-2011)”. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, 6 (2): 232-255.

Feltran, Gabriel de Santis. (ed.). (2022), Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, Wiley & Sons.

Feltran, Gabriel. (2014), “O valor dos pobres: a aposta no dinheiro como mediação para o conflito social contemporâneo”. Caderno crh, 27 (72): 495-512.

Fromm, Deborah. (2022), “Designing the market”. In: Feltran, Gabriel de Santis (ed.). Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, Wiley & Sons.

Foucault, Michel. (2016), A sociedade punitiva. São Paulo, wmf Martins Fontes.

Freire-Medeiros, Bianca (2022), “A aventura de uns é a miséria de outros”: mobilidades socioespaciais e pobreza turística. São Paulo, tese de livre-docência em Sociologia das Mobilidades, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Freire-Medeiros, Bianca & Lages, Maurício Piatti. (dez. 2020), “A virada das mobilidades: fluxos, fixos e fricções”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 123: 121-142.

Hine, Christine. (2015), Ethnography for the internet: Embedded, embodied and everyday. Londres, Bloomsbury Academic.

Knowles, Caroline. (2017), Nas trilhas de um chinelo: uma jornada pelas vias secundárias da globalização. São Paulo, Annablume Editora.

Latour, Bruno. (2005), Reassembling the social: an introduction to Actor-network-theory. Nova York, Oxford University Press Inc.

Lima, Raphael Jonathas da Costa & Dulci, João Assis. (2021), “Trabalhando sem a Ford: política industrial e ação corporativa em São Bernardo do Campo”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 36 (107): 1-19.

Marcus, George. (1995), “Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography”. Annual Review of Anthropology, 24: 95-117.

Menezes, Palloma & Mano, Apoena (2020). “Sanitização comunitária, articulações e trocas de conhecimentos para ‘cuidar dos nossos’”. Entrevista com Thiago Firmino, liderança da favela Santa Marta, Rio de Janeiro. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (Reflexões na Pandemia 2020, texto 87).

“Mensários Estatísticos e relatórios anuais da Santos Port Authority”. Santos Port Authority, https://www.portodesantos.com.br/informacoes-operacionais/estatisticas/mensario-estatistico.

Miller, Daniel & Slater, Don. (2000), The internet: an ethnographic approach. Oxford, Berg.

Motta, Luana et al. (2022), “Regulating an illegal market”. In: Feltran, Gabriel de Santis. (ed.). Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, Wiley & Sons.

Pimentel, André de Pieri et al. (2022), “Globalization and its backroads”. In: Feltran, Gabriel de Santis (ed.). Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, Wiley & Sons.

Pimentel, André de Pieri & Pereira, Luiz Gustavo Simão. (2022), “Auctions and mechanisms”. In: Feltran, Gabriel de Santis (ed.). Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, Wiley & Sons.

Pimentel, André de Pieri & Pinho, Isabela Vianna. (jul.-dez. 2022), “A gestão dos ilegalismos enquanto mercado: sobre o roubo e o furto de veículos em São Paulo, Brasil”. Runa, 43 (2): 305-324.

Pinho, Isabela Vianna et al. (2022), “Dismantling a stolen car”. In: Feltran, Gabriel de Santis. (ed.). Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, Wiley & Sons.

Poell, Thomas et al. (2020), “Plataformização”. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, 22 (1): 2-10.

“Prejudicada pela pandemia, produção de semicondutores ganha lei de incentivo”. (10 jan. 2022), Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/01/10/prejudicada-pela-pandemia-producao-de-semicondutores-ganha-lei-de-incentivo.

Rabossi, Fernando. (2015), “Tempo e movimento em um mercado de fronteira: Ciudad del Este, Paraguai”. Sociologia & Antropologia [on-line]. 5 (2): 405-434.

Rangel, Felipe. (2019), “Problema e potência: o comércio popular entre a repressão e a empresariação”. Journal of Illicit Economies and Development, 1 (2): 1-11. Reciclaauto, https://www.reciclaauto.com.br/.

“Relatório de Análise do Movimento Físico”. Santos Port Authority, https://www.portodesantos.com.br/informacoes-operacionais/estatisticas/relatorio-de-analise-do-movimento-fisico/.

Schouten, Peer et al. (2019), “States of circulation: Logistics off the beaten path”. Environment and Planning D: Society and Space, 37 (5): 779-793.

Sheller, Mimi & Urry, John. (2006), “The new mobilities paradigm”. Environment & Planning A, 38 (2): 207-226.

Sheller, Mimi & Urry, John. (2016), “Mobilizing the new mobilities paradigm”. Applies Mobilities, 1 (1): 10-25.

Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) & Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças). (mar. 2022), “Relatório da frota circulante”. São Paulo, edição 2022. Acesso em: https://www.sindipecas.org.br/sindinews/Economia/2022/RelatorioFrotaCirculante_2022.pdf.

Stepputat, Finn & Hagmann, Tobias. (2019), “Politics of circulation: The makings of the Berbera corridor in Somali East Africa”. Environment and Planning D: Society and Space, 37 (5): 794-813.

Stu supply chain. (2021), “One Hundred Container Ports 2021 – Lloyd’s List”. Disponível em: https://stusupplychain.com/top-100-container-ports-2021.html.

Telles, Vera da Silva. (2010), “Nas dobras do legal e do ilegal: Ilegalismos e jogos de poder nas tramas da cidade”. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 2 (5-6): 97-126.

Toscano, Alberto. (set. 2014), “Lineaments of the logistical state”. Viewpoint Magazine, 28.

Tsing, Anna. (2015), The mushroom at the end of the world. On the possibility of life in capitalist ruins. Princeton, Princeton University Press.

Urry, John. (2007), Mobilities. Londres, Polity Press.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê - Carros globais e a economia (in)formal de veículos

Como Citar

Pimentel, A. de P., Pinho, I. V., Mano, A., & Soares, A. C. P. (2023). A escassez dos semicondutores e as transformações recentes do mercado automotivo. Tempo Social, 35(1), 109-129. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.204348