Carros globais, desigualdades transnacionais: sobre a economia (in)formal de veículos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.208976

Palavras-chave:

Mobilidades, Mercados ilegais, Métodos mistos, Roubo e furto de veículos

Resumo

Apresentação ao dossiê "Carros Globais".

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Freire-Medeiros, Universidade de São Paulo

    Professora livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (FFLCH-USP) e Turismo (EACH-USP). Pesquisadora Associada ao Centro de Estudos da Metrópole, onde coordena o Urbandata – Brasil/CEM: banco de dados bibliográficos sobre o Brasil urbano. Lidera o grupo de pesquisa Mobilidades: teorias, temas e métodos (MTTM), vinculado ao CNPq e ao CeMoRe (Center for Mobilities Research, Lancaster University). Foi Tinker Visiting Professor na Universidade do Texas em Austin (2016) e ocupou as Cátedras Florestan Fernandes no Colégio de México (2014) e Ruth Cardoso em Georgetown University (Fulbright/Fapesp, 2021). Está vinculada ao Núcleo de Etnografias Urbanas do Cebrap, onde participa, como uma das pesquisadoras principais, do Projeto Temático Fapesp-ANR Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre economia informal de veículos (Europa, África e América do Sul). Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia (2021-2023) e é Pesquisadora 1D do CNPq.

  • Luana Motta, Universidade Federal de São Carlos

    Professora adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Lidera o grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas Urbanas – NaMargem/UFSCAR, vinculado ao CNPq. Realizou pós-doutorado na Universidade de Chicago junto ao Center for Latin American Studies. É pesquisadora associada dos projetos de pesquisa Impactos da pandemia Covid-19 no cotidiano de adolescentes brasileiros em situação de vulnerabilidade social (CNPq); Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre a economia informal de veículos (Europa, África e América do Sul (Fapesp/ANR); Writing on violence: Statistics, ethnography, and research accessibility (British Academy).

  • Deborah Fromm, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio de pesquisa no exterior na Goldsmiths College, Universidade de Londres (2019). Mestre em Antropologia Social pela Unicamp com estágio de pesquisa no exterior no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (Ciesas-DF/México, 2016). Formada, em 2013, no curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É pesquisadora do Núcleo de Etnografias Urbanas (NEU/Cebrap) e faz parte da equipe brasileira do Projeto Temático Fapesp-ANR Carros globais: uma pesquisa urbana transnacional sobre economia informal de veículos (Europa, África e América do Sul).

Referências

Appadurai, A. (org.). (1986), The social life of things. Commodities in cultural perspective. Cambridge, CUP.

Culver, Gregg. (2018), “Death and the car: On (Auto)mobility, violence, and injustice”. ACME: An International Journal for Critical Geographies, 17 (1): 144-170.

Dennis, Kingsley & Urry, John. (2009), After the car. Cambridge, Polity Press.

Featherstone, Michael. (2004), “Automobilities”. Theory, Culture & Society, 21 (4-5): 1-24.

Feltran, Gabriel de Santis. (ed.). (2022), Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, John Wiley & Sons.

Feltran, Gabriel & Fromm, Deborah. (2020), “Ladrões e caçadores: sobre um carro roubado em São Paulo”. Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, 50: 139-161. DOI: https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a43304.

Freire-Medeiros, Bianca. (2022), “A aventura de uns é a miséria de outros”: mobilidades socioespaciais e pobreza turística. São Paulo, tese de livre-docência em Sociologia das Mobilidades. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Freire-Medeiros, Bianca & Name, Leo. (2017), “Does the future of the favela fit in an aerial cable car? Examining tourism mobilities and urban inequalities through decolonial lens”. Canadian Journal of Latin American and Caribbean Studies, 42: 1-16.

Freire-Medeiros, Bianca; Telles, Vera da Silva & Allis, Thiago. (2018). “Por uma teoria social ‘on the move’”. Tempo Social, 30 (2): 1-16. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.142654.

Freire-Medeiros, Bianca & Lages, Maurício Piatti. (2020), “A virada das mobilidades: fluxos, fixos e fricções”. Revista Crítica de Ciências Sociais, 123: 121-142, dezembro.

Fromm, Deborah. (2022), A indústria da proteção: sobre as interfaces entre seguros, segurança e seguridade. Campinas, tese de doutorado em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas.

Fromm, Deborah. (2023), “Insurance technopolitics: Car theft, recovery, and tracking systems in São Paulo”. Security Dialogue, 54 (1). doi: https://doi.org/10.1177/09670106221141355.

Fromm, Deborah & Motta, Luana. (2022), “Not outlaw, legislators”. In: Feltran, Gabriel de Santis (ed.). Stolen cars: A journey through São Paulo’s urban conflict. Nova Jersey, John Wiley & Sons.

Giucci, Guillermo. (2004), A vida cultural do automóvel: percursos da modernidade cinética. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

Jacquot, Sébastien & Morelle, Marie. (2018), “Comment penser l’informalité dans les villes ‘du Nord’, à partir des théories urbaines ‘du Sud’?”. Métropoles, 22.

Knowles, Caroline. (2017), Nas trilhas de um chinelo: uma jornada pelas vias secundárias da globalização. São Paulo, Annablume Editora.

Marcus, George. (1995), “Ethnography in/of the world system: the emergence of multi-sited ethnography”. Annual Review of Anthropology, 24: 95-117.

Moraglio, Massimo. (2018), “Peripheral mobilities. Looking at dormant, delegitimized and forgotten transport regimes”. Tempo Social, 30 (2): 73-85. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.142229.

Onto, Gustavo. (2017), “Dispositivos da concorrência: como e em que medida a política antitruste faz mercados”. Revista Tomo, 30: 45-67.

Rolnik, Raquel & Klintowitz, Danielle. (2011). “(I)Mobilidade na cidade de São Paulo”. Estudos Avançados, 25 (71): 89-108. https://doi.org/10.1590/S0103-40142011000100007.

Roy, Ananya. (2011), “Slumdog cities: rethinking subaltern urbanism”. International Journal of Urban and Regional Research, 2 (35): 223-238.

Segura, R. & Jirón, P. “Métodos móviles”. In: Zunino Singh, D.; Jirón, P. & Giucci, G. Nuevos términos clave para los estudios de movilidad en América Latina. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Teseo, 2023, pp. 167-183.

Sheller, Mimi & Urry, John. (2000), “The city and the car”. International Journal of Urban and Regional Research, 24: 737-757.

Sheller, Mimi & Urry, John. (2006). “The new mobilities paradigm”. Environment & Planning A, 38 (2).

Sheller, Mimi & URRY, John. (2016). “Mobilizing the new mobilities paradigm”. Applies Mobilities, 1 (1).

Urry, John (2004). “The ‘system’ of automobility”. Theory, Culture & Society, 21: 25-39. 10.1177/0263276404046059.

Virilio, Paul. (1996), Velocidade e política. São Paulo, Estação Liberdade.

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê - Carros globais e a economia (in)formal de veículos

Dados de financiamento

Como Citar

Freire-Medeiros, B., Motta, L., & Fromm, D. (2023). Carros globais, desigualdades transnacionais: sobre a economia (in)formal de veículos. Tempo Social, 35(1), 5-15. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.208976