Transformações no ethos de elites econômicas

Abertura e denegação social na produção da convicção de elite

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.215931

Palavras-chave:

Elites, Abertura social, Denegação social, Circulação internacional, Fundação Lemann

Resumo

O artigo busca compreender as atualizações dos valores e premissas da ação de elites econômicas engajadas com o que é enunciado como mudança social no Brasil a partir da análise da atuação transnacional e das iniciativas de “abertura social” da Fundação Lemann. Por meio uma perspectiva compreensiva e posicional, a pesquisa documental (2002 - 2023) demonstra como valores historicamente característicos de frações dominantes, como o mérito e o individualismo, tem dado lugar a composições com valores como diversidade e responsabilidade, fenômeno que se declina globalmente. O estudo do lastro simbólico das posições de elite permite compreender a denegação social envolvida na produção da convicção de elite e das formas atuais de sua sociodiceia.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miqueli Michetti, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba – Campus João Pessoa.

Referências

“18 fatos curiosos sobre o bilionário Jorge Paulo Lemann”. (maio 2019), Forbes, https://

forbes.uol.com.br/negocios/2019/05/18-fatos-curiosos-sobre-o-bilionario-jorge-

paulo-lemann/#foto4, consultado em 03/07/2019.

ALMEIDA, Ana Maria et al. (2004), Circulação Internacional e Formação Intelectual das Elites Brasileiras. Campinas/SP, Editora da Unicamp.

ALLOUCH, Annabelle. (2022), Les nouvelles portes de grandes écoles. Paris, PUF.

ALLOUCH, Annabelle ; BROWN, Philip; THOLEN, Gerbrand; POWER, Sally. (2016), L’éthique des élites scolaires. du mérite à la responsabilité chez les étudiants de Sciences Po Paris et de l’Université d’Oxford. L’Année sociologique, 66 (1), pp. 193 - 224.

ATKINSON, Will. (2016), Beyond Bourdieu. From Genetic Structuralism to Relational Phenomenology. Polity, Cambridge.

ATKINSON, Will. (2017), Class in the New Millennium. Londres e Nova York, Routledge.

AVELAR, Marina; BALL, Stephen J. (2019), Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The Mobilization for the National Learning Standards in Brazil. International Journal of Educational Development, Elsevier, 64(C), pp 65-73.

BOLTANSKI, Luc. (2009), De la critique. Précis de sociologie de l’emancipation. Paris , Gallimard.

BOURDIEU, Pierre. (2004), A produção da crença. Contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo, Zouk.

BOURDIEU, Pierre. (2011) Champ du pouvoir et division du travail de domination. Texte manuscrit inédit ayant servi de support de cours au Collège de France, 1985-1986. Actes de la recherche en sciences sociales, 190 (5), pp. 126-139.

BOURDIEU, Pierre. (2022). L’interêt au désintéressement. Cours ao Collège de France (1987 – 1989). Paris, Seuil.

BOURDIEU, Pierre. (1980), Le sens pratique. Paris, Seuil.

BOURDIEU, Pierre. (1997), Méditations pascaliennes. Paris, Seuil.

BOURDIEU, Pierre (1994), Raisons Pratiques. Sur la theorie de l’action. Paris, Seuil.

BOURDIEU, Pierre (2016), Sociologie générale, volume 2: Cours au Collège de France (1983-1986). Paris, Raisons d’Agir/Éditions du Seuil.

BOWL, Marion. (2018), Differentiation, Distinction and Equality – or Diversity? The Language of the Marketised University: An England, New Zealand Comparison. Studies in Higher Education, 43 (4), pp. 671-688.

“BRAZIL”. David Rockefeller Center for Latin American Studies (drclas), Harvard University.

https://brazil.drclas.harvard.edu/events/h/2016-2017/ld, consultado em 18/06/2019.

BRAZIL CONFERENCE, https://www.brazilconference.org/sponsors, consultado em 19/06/2019.

“BRAZIL CONFERENCE: Debatendo o futuro do país”. (10 abr. 2019), Fundação Lemann.

https://fundacaolemann.org.br/noticias/brazil-conference-debatendo-o-futuro-do-pais,

consultado em 19/06/2019.

CANEDO, Letícia Bicalho; TOMIZAKI, Kimi & GARCIA JR, Afranio (Org.). (2013) Estratégias educativas das elites brasileiras na era da globalizacao. São Paulo, Hucitec.

CAPUTO, Victor. (14 ago. 2018), “Por dentro do encontro anual de líderes da Fundação

Lemann”. Época: Negócios. Disponível em https://epocanegocios.globo.com/Vida/

noticia/2018/08/por-dentro-do-encontro-anual-de-lideres-da-fundacao-lemann.html,

consultado em 03/07/2019.

“Confira os aprovados no Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas”.

(6 mar. 2018), Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – Raps. https://www.raps.org.br/

confira-os-aprovados-no-programa-de-apoio-ao-desenvolvimento-de-liderancas-publicas/,

consultado em 17/06/2019.

DENORD, François; PALME, Mikael & RÉAU, Bertrand. (eds). (2020), Researching Elites and Power. Theory, Methods, Analyses. Springer.

DEZALAY, Yves. (2013), Capital cultural, capital económico y luchas hegemónicas: la reproducción internacional de las élites nacionales. Revista Comunicación y Medios, 27, pp.4-12.

DEZALAY, Yves & NAY, Olivier. (2015), Le marché des savoirs de réforme : circulations de l’expertise de gouvernement et reproduction des hiérarchies internationales In : SIMÉANT, Johanna (dir.), Guide de l’enquête globale en sciences sociales, CNRS Éditions, Paris, pp.173- 196.

“Encontro Anual de Líderes 2018”. Fundação Lemann. https://fundacaolemann.org.br/

noticias/encontro-anual-de-lideres-2018.

“Encontro Anual de Líderes 2019”. (16 ago. 2019), Fundação Lemann. https://fundacaolemann.org.br/noticias/encontro-anual-de-lideres-2019.

“Formação de Lideranças: Rede de líderes”, Fundação Lemann. https://fundacaolemann.

org.br/formacao-de-liderancas/rede-de-lideres, consultado em 08/09/2023.

FUNDAÇÃO ESTUDAR, https://www.estudar.org.br/?_ga=2.100614366.1380204070.

-508543045.1559775127, consultado em 01/07/2019.

FUNDAÇÃO ESTUDAR. “Programa de Bolsas Líderes Estudar”, http://lideres.estudar.org.

br/?&_ga=2.220337240.1955133154.1559775127-508543045.1559775127#perguntas-

-frequentes, consultado em 17/06/2019.

FUNDAÇÃO ESTUDAR. (2017), Relatório anual de 2017, https://issuu.com/estudar/docs/

fundacao_estudar_final_alta_single, consultado em 22/06/2019.

FUNDAÇÃO LEMANN, https://fundacaolemann.org.br.

“FUNDAÇÃO LEMANN e MIT buscam projetos inovadores”. (25 jan. 2018), Fundação Lemann,

https://fundacaolemann.org.br/releases/fundacao-lemann-e-mit-buscam-projetos-inovadores, consultado em 27/06/2019.

GÉRARD, Étienne & WAGNER, Anne-Catherine. (2015), Introduction : Élites au Nord, élites au Sud : des savoirs en concurrence ?. Cahiers de la recherche sur l’éducation et les savoirs, 14, pp.7-24.

HEY, Ana Paula (2017). Elites, no plural. Tempo Social, 29(3), pp. 1-8.

“Hoje Desperdiçamos Gente no Brasil. Como mudar esse cenário?”. (8 abr. 2019), Fundação

Leman. https://fundacaolemann.org.br/noticias/hoje-desperdicamos-gente-no-brasil-

-como-mudar-esse-cenario, consultado em 01/07/2019.

HOWARD, Adam.(2013), Negotiating Privilege through Social Justice Efforts. In: MAXWELL, Claire Maxwell & AGGLETON, Peter (orgs). Privilege, Agency and Affect. London, Palgrave Macmillan, pp.185 – 201.

ISMART, Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos. “Quem somos”, https://

www.ismart.org.br/sobre/, consultado em 01/07/2019.

JARNESS, Vergard. (2018), “Viewpoints and points of view: Situating symbolic boundary

drawing in social space”. European Societies, 20 (3): 503-524.

“JORGE PAULO LEMANN: ‘Nosso negócio não é cerveja, nem hambúrguer ou ketchup, é gente’”. Endeavor Brasil. https://endeavor.org.br/pessoas/jorge-paulo-lemann-nosso-negocio-nao-e-cerveja-nem-hamburguer-ou-ketchup-e-gente/.

KANTOLA, Anu & KUUSELA, Hanna. (2018), Wealth elite moralities: Wealthy entrepreneurs’ moral boundaries. Sociology 53(2), pp. 368–384.

KHAN, Shamus R. (2015), Changes in Elite Education in the United States. In: IN: ZANTEN, Agnès Van; BALL, Stephen J. & DARCHY-KOECHLIN, Brigitte. Elites, Privilege and Excellence. The National and Global Redefinition of Educational Advantage. World Yearbook of Education 2015. London and New York, Routledge.

KHAN, Shamus R. (2011), Privilege. The Making of an Adolescent Elite at St. Paul’s School. Princeton & Oxford, Princeton University Press.

KORSNES, Olav; HEILLBRON, Johan; HJELLBREKKE, Johs, BÜHLMANN, Felix; SAVAGE, Mike (eds) (2018). New Directions in Elite Studies. NY, Routledge.

LAMONT, Michèle. (1992), Money, Morals, and Manners: The Culture of the French and the American Upper-Middle Class. Chicago, University of Chicago Press.

“Lemann Center at Stanford (2012-2022): A Decade of accomplishments and a vision

for the next ten years”. (2022), Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil. https://lemanncenter.stanford.edu/events/lemann-center-stanford-2012-2022-decade-accomplishments-and-vision-next-ten-years, consultado em 11/05/2023.

“Lemann Quer Fazer um futuro presidente do Brasil”. (8 ago. 2016), IstoÉ Dinheiro. https://

istoedinheiro.com.br/lemann-quer-fazer-um-futuro-presidente-do-brasil, consultado em

/06/2017.

“Lideranças para Impacto Social”. Fundação Leman. https://fundacaolemann.org.br/

liderancas-para-impacto-social.

“Lideranças Raps Participam de curso na Universidade de Oxford”. (9 jan. 2018), Rede

de Ação Política pela Sustentabilidade – Raps. https://www.raps.org.br/liderancas-raps-

-participam-de-curso-na-universidade-de-oxford/, consultado em 09/06/2019.

“Lideranças Sociais: Universidades parceiras”. Fundação Lemann. https://fundacaolemann.

org.br/liderancas-sociais/universidades-parceiras, consultado em 29/06/2022.

LOUREIRO, Maria Rita (1998). L'internationalisation des milieux dirigeants au Brésil. Actes de la recherche en sciences sociales, 121, pp. 42-51.

Marchesini, Lucas. (29 ago. 2023), “CPI da Americanas empaca diante de habeas corpus

de ex-diretores”. Folha de S.Paulo. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/mercado/

/08/cpi-da-americanas-empaca-diante-de-habeas-corpus-de-ex-diretores.shtml,

consultado em 31/08/2023.

“Membros da Rede: Conheça as pessoas extraordinárias que fazem parte da Rede de Líderes”.

Fundação Lemann. https://blog.lideres.fundacaolemann.org.br/membros/, consultado em

/09/2023.

MICHETTI, Miqueli. (2019), “A vida como projeto: a pedagogia do Homo economicus e as

iniciativas de fomento ao ‘espírito do capitalismo’ via educação pública”. Revista Ciências

Sociais Unisinos, 55 (3): 302-314.

MICHETTI, Miqueli. (2022), “‘Bilíngues’, ‘bilíngues de verdade’ e global citizens: distinção e

disposições de classe no mercado educacional”. Tempo Social, 34 (2): 47-68.

MICHETTI, Miqueli. (2020), “Entre a legitimação e a crítica: As disputas acerca da Base Nacional Comum Curricular”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 35 (102): 1-19.

MICHETTI, Miqueli. (2015), Moda brasileira e mundialização. São Paulo, Annablume/Fapesp.

MICHETTI, Miqueli. (2017), “O discurso da diversidade no universo corporativo: ‘institutos’

empresariais de cultura e a conversão de capital econômico em poder político”. Contemporânea: Revista de Sociologia da ufscar, 7 (1): 119-146.

NIANE, Boubacar & WAGNER, Anne-Catherine. (2008), Nouvelles offres, nouvelles demandes de formation dans les pays en développement à l’ère de la globalisation, Paris, FMSH, 2008.

NICOLAU NETTO, Michel. (2017), A diferença do discurso da diversidade. Contemporânea: Revista de Sociologia da UFSCAr,, 7, pp.39-61.

ORTIZ, Renato. (2015), Universalismo e diversidade. Contradições da modernidade-mundo. São Paulo, Boitempo.

ORTIZ, Renato; Michetti, Miqueli & Nicolau Netto, Michel (2023). Distinção e globalização.

Belo Horizonte, Fino Traço/Fapesp, 2023.

“Our Mission”. St. Gallen Symposium. https://symposium.org/vision-mission/, consultado

em 05/07/2022.

“Para Jorge Paulo Lemann Brasil tem que ser muito mais meritocrático”. Infomoney Negócios. https://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-mpresas/noticia/7545472/para-

-jorge-paulo-lemann-brasil-tem-ser-muito-mais-meritocratico, consultado em 08/06/2019

PINÇON, Michel & PINÇON-CHARLOT, Monique (2007). Sociologie de la Bourgeoisie. Paris, La Découverte.

Playlist “Eu sou um Lemann Fellow”. Canal da Fundação Lemann no YouTube, https://www.

youtube.com/channel/UCwljPMVrJs0kIt9g_i4Wo4g.

“Podcast 500 – Jorge Paulo Lemann: “O Brasil precisa de melhor governança”. (6 jul. 2018),

Podcast Rio Bravo, https://soundcloud.com/riobravoinvestimentos/podcast-500-jorge-

-paulo-lemann-o-brasil-precisa-de-melhor-governanca, consultado em 15/06/2019.

POPEAU, Franck. (2004), Sur deux formes de capital international. Actes de laRecherche en Sciences Sociales, 151-152, pp. 127-130.

“Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas”. (2017), Rede de Ação

Política pela Sustentabilidade – Raps. https://www.raps.org.br/tag/programa-de-apoio-ao-

-desenvolvimento-de-liderancas-publicas/, consultado em 17/06/2019.

“Projetos: Lemann-Fellowship”. Fundação Lemann. https://fundacaolemann.org.br/

projetos/lemann-fellowship, consultado em 17/06/2019.

“Projetos: Ponte de Talentos”. Fundação Lemann. https://fundacaolemann.org.br/

projetos/ponte-de-talentos, consultado em 14/07/2019.

“Projetos: Talentos da Educação”. Fundação Lemann. https://fundacaolemann.org.

br/projetos/talentos-da-educacao, consultado em 17/07/2019.

“Projetos: Talentos da Saúde”. Fundação Lemann. https://fundacaolemann.org.br/

projetos/talentos-da-saude, consultado em 17/07/2019.

“Projetos: Terceiro Setor Transforma”. Fundação Lemann. https://fundacaolemann.

org.br/projetos/terceiro-setor-transforma, consultado em 18/06/2019.

“Quem Somos E Como Chegamos até aqui”. Brazil at Silicon Valley. https://www.brazilatsiliconvalley.com/pt-BR/about-us, consultado em 05/07/2022.

REIS, Elisa. (2005). Perceptions of poverty and inequality among Brazilian elites. In: _____ & MOORE, Mick (eds.), Elite perceptions of poverty and inequality. London, Zed Books, p. 26-56.

“Road Show 2019”. (23 abr. 2019), Fundação Lemann. https://fundacaolemann.org.br/

noticias/road-show-2019, consultado em 19/06/2019.

“Road Show 2017: Um mergulho nos desafios do Brasil”. (31 mar. 2017), Fundação Lemann.

https://fundacaolemann.org.br/noticias/road-show-2017-um-mergulho-nos-desafios-do-

-brasil, consultado em 19/06/2019.

SAINT-MARTIN, Monique de. (2008), Da reprodução às recomposições das elites: as elites administrativas, econômicas e políticas na França. Tomo, 13, p.43-73.

SAMPAIO, Helena. (2014), Diversidade e diferenciação no ensino superior no Brasil: conceitos para discussão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 29 (84), pp.43-55.

SAVAGE, Mike. (2015), Introduction to elites: From the ‘problematic of the proletariat’ to a class analysis of ‘wealth elites’. The Sociological Review 63(2), pp. 223–239.

SAVAGE, Mike CUNNINGHAM, Niall & DEVINE, Fiona et al. (2015). Social class in the 21st century. Penguin.

SAVAGE, Mike & WILLIAMS, Karel. (2008), Elites: remembered in capitalism and forgotten by social sciences. The Sociological Review, 56(a), pp.2-24.

SAYER, Andrew. The Moral Significance of Class. Cambridge University Press, 2005.

SHERMAN, Rachel. Uneasy Street: The Anxieties of Affluence. Princeton University Press, 2017.

SILVA, Graziella Moraes & LÓPEZ, Matias (2015). “Brazilian people” in the eyes of elites: repertoires and symbolic boundaries of inequality.. Sociologia & Antropologia, 05 (01), pp.157 – 182.

“Talentos da Educação 2017: Conheça os 28 selecionados”. (2017), Fundação Lemann.

https://storage.googleapis.com/site_liderancas/Perfil%20-%20Talentos%20da%20

educa%C3%A7%C3%A3o%202017.pdf, consultado em 17/06/2019/.

TARLAU, Rebecca & MOELLER, Kathryn. (2020), ‘Philanthropizing’ consent: how a private foundation pushed through national learning standards in Brazil, Journal of Education Policy, 35 (3),pp. 337-366.

Thnk School of Creative Leadership, https://www.thnk.org/about-us/, consultado em

/06/2019.

VAN ZANTEN Agnès. (2010), L’ouverture sociale dans les Grandes écoles : diversification des élites ou renouveau des politiques publiques d’éducation?, Sociétés contemporaines, 79, pp. 69-95.

VAN ZANTEN, Agnès. (2015), Educating Elites. The Changing Dynamics and Meanings of Privilege and Power. In: ZANTEN, Agnès Van; BALL, Stephen J. & DARCHY-KOECHLIN, Brigitte (orgs). Elites, Privilege and Excellence. The National and Global Redefinition of Educational Advantage. World Yearbook of Education 2015. London and New York, Routledge.

WAGNER, Anne-Catherine (2007), Les classes sociales dans la mondialisation. Paris, La Découverte.

WAGNER, Anne-Catherine & REAU, Bertrand (2015), Le capital international : un outil d’analyse de la reconfiguration des rapports de domination. In : SIMÉANT, Johanna (dir.), Guide de l’enquête globale en sciences sociales, CNRS Éditions, Paris, pp.33- 46.

WARIKOO, Natasha & ALLEN, Utaukwa. (2020), A Solution to Multiple Problems: The Origins of Affirmative Action in Higher Education around the World. Studies in Higher Education 45 (12), pp.2398-2412.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Michetti, M. (2023). Transformações no ethos de elites econômicas: Abertura e denegação social na produção da convicção de elite . Tempo Social, 35(3), 59-84. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.215931