As Ciências Sociais e a Pesquisa Sobre Educação

Autores

  • Aparecida Joly Gouveia Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83333

Palavras-chave:

Pesquisa sobre Educação - Brasil, Sociologia da educação, Temas e métodos

Resumo

Focaliza-se neste artigo a participação das Ciências Sociais na pesquisa brasileira sobre a educação a partir da década de cinquenta, quando esse campo de estudos encontrou condições favoráveis no clima criado pelo desenvolvimentismo. Desde então, afetadas em certa medida por mudanças no panorama político nacional mas influenciadas também por movimentos de idéias surgidos em outros países, a temática e a orientação teórico-metodológica das pesquisas sofreram alterações ao longo do tempo, acentuando-se em certos períodos a preponderância de determinados temas ou a hegemonia de um ou outro paradigma. Dentre as ciências sociais, a sociologia é a que mais se tem aplicado ao estudo da educação. Embora de várias maneiras a escolarização - principal objeto das pesquisas realizadas - possa se efetuada pela atuação do Estado, raras são as que têm sido realizadas por cientistas políticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aparecida Joly Gouveia, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora Titular do Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1989-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gouveia, A. J. (1989). As Ciências Sociais e a Pesquisa Sobre Educação. Tempo Social, 1(1), 71-79. https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83333