Inquisição, Inquisições: Aspectos da participação dos judeus na vida sócio-política brasileira nos anos 30

Autores

  • Eva Alterman Blay Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83335

Palavras-chave:

Anti-semitismo - Brasil, Deportações, Histórias de vida

Resumo

No período da ditadura Getulista o país foi arrastado por um forte processo xenófobo e anti-comunista. Pretendiam-se os setores no poder garanti-lo sem abrir espaço às novas reivindicações das classes trabalhadoras e média, ampliadas e diferenciadas com a industrialização e urbanização. À 2ª Guerra Mundial e à aproximação de Getúlio, Filinto Muller, Góis Monteiro e dos integralistas com o nazismo, vêm se somar valores anti-semitas presentes no imaginário brasileiro. a Inquisição e a Igreja Católica, em sua contribuição à formação da mentalidade brasileira, criaram condições para que judeus que viviam no Brasil fossem deportados para campos de concentração. Esta pesquisa baseou-se em histórias de vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eva Alterman Blay, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora titular do Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1989-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Blay, E. A. (1989). Inquisição, Inquisições: Aspectos da participação dos judeus na vida sócio-política brasileira nos anos 30. Tempo Social, 1(1), 105-130. https://doi.org/10.1590/ts.v1i1.83335