Orlando, ou a tendência social da androginia

Autores

  • Nízia Maria Alvarenga Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v9i2.86694

Palavras-chave:

Mudança social, Capitalismo, Valores sociais, Androginia

Resumo

Este artigo analisa o filme Orlando por ser expressão de uma das tendências que vêm despontando no processo atual de mudanças sociais no conjunto das sociedades capitalistas ocidentais. A dimensão simbólica destas sociedades abrange representações tais como racionalidade, objetividade, pragmatismo, impessoalidade, utilitarismo, disciplina e neutralidade afetiva, que constituem o cerne do sistema de valores sociais predominantes. Uma alteração desta dimensão significa uma revolução em seu modo de ser social. Orlando sugere uma reconciliação entre razão, sensibilidade, emoções, sentimentos e fantasia, abrindo espaço para uma sociedade andrógina, presidida pelo princípio erótico. A dinâmica produtivista do capitalismo é substituída por uma forma de sociabilidade marcada pela amorosidade e o desfrute da vida.

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Biografia do Autor

  • Nízia Maria Alvarenga, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. 

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Publicado

1997-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alvarenga, N. M. (1997). Orlando, ou a tendência social da androginia. Tempo Social, 9(2), 155-164. https://doi.org/10.1590/ts.v9i2.86694