Violência urbana: um problema social

Autores

  • Álvaro de Aquino e Silva Gullo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v10i1.86719

Palavras-chave:

Violência, Violência social, Violência urbana, Marginalidade social, Símbolos sociais, Meios de comunicação de massa

Resumo

O presente artigo reúne um conjunto de reflexões sobre diversos aspectos em que se manifesta a violência social. Essas reflexões, apresentadas em momentos diferentes, como aulas, debates e num congresso, foram agrupadas sob o título de Violência Urbana porque concorrem para a compreensão da violência cotidiana enquanto problema da sociedade urbana. Dos cursos regulares, registro a concepção inicial, tomada da antropologia social, que leva à caracterização da violência na sociedade rural para fundamentar a gênese do problema na sociedade contemporânea de classes sociais, focalizado na perspectiva da marginalidade estrutural. Dos debates sucitados por acontecimentos traumáticos envolvendo o aparato policial, resultou uma discussão sobre as causas da violência inerente ao desempenho da função institucional atribuída às polícias militar e civil. Da participação em congresso sobre o novo Código de Trânsito Brasileiro, resultou a parte final deste artigo que discute o papel e, particularmente, o significado dos símbolos sociais divulgados pelos meios de comunicação de massa, como fatores responsáveis pela crescente violência no trânsito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Álvaro de Aquino e Silva Gullo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professor do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

Referências

DAMATTA, Roberto (1982) As raízes da violência no Brasil: reflexões de um antropólogo social. In: BENEVIDES, M.V. et alii. A violência brasileira. São Paulo, Brasiliense.

HOBSBAWN, Eric J. (1976) Bandidos. Rio de Janeiro, Forense Universitária.

BERLINCK, Manoel T. (1977) Marginalidade social e relações de classe em São Paulo. Rio de Janeiro, Vozes.

GULLO, Álvaro de Aquino e Silva. (1992) O policial militar do Estado de São Paulo - caracterização e análise socioeconômica. São Paulo. Relatório de pesquisa apresentado ao Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

MINGARDI, Guaracy. (1992) Tiras, gansos e trutas. São Paulo, Scritta.

Downloads

Publicado

1998-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gullo, Álvaro de A. e S. (1998). Violência urbana: um problema social. Tempo Social, 10(1), 105-119. https://doi.org/10.1590/ts.v10i1.86719