Distinção e classe social no acesso ao ensino superior brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.189030

Palavras-chave:

Classe social, Distinção, Enem, Bourdieu

Resumo

Este artigo tem como objetivo  estratificar e configurar as classes  sociais e suas distinções no acesso ao ensino superior brasileiro. A pesquisa adota técnicas estatísticas para investigar essas relações por meio dos dados do Exame Nacional do Ensino  Médio (Enem). Com base no capital cultural, econômico, social e  linguístico, identificamos uma classe superior que tem acesso a todos os cursos; uma classe intermediária heterogênea, cuja fração privilegiada tem acesso a 35,8% dos cursos, mas não aos de prestígio; e uma classe inferior, cujo baixo desempenho permite acesso a menos de 5% dos cursos. Assim, o Enem opera como um elemento que reproduz a  diferenciação e hierarquização, ao manter o ensino superior como uma distinção social.

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Biografia do Autor

  • Carlos Henrique Aparecido Alves Moris, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru.

  • Fernando Casellato, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Química

    Professor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, de Araraquara.

  • Matheus Monteiro Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física

    Professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Gabriela Agostini, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, de Bauru.

  • Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras

    Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras, da Universidade Estadual Paulista, Araraquara.

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Publicado

2022-08-29

Edição

Seção

Dossiê - Distinção e classe social no mundo contemporâneo

Como Citar

Moris, C. H. A. A., Casellato, F., Nascimento, M. M., Agostini, G., & Massi, L. (2022). Distinção e classe social no acesso ao ensino superior brasileiro. Tempo Social, 34(2), 69-91. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.189030