Desigualdades sociais na entrada no emprego formal entre graduados da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.200986

Palavras-chave:

Estratificação horizontal, Educação superior, Mercado de trabalho, Transição escola-trabalho

Resumo

O artigo analisa a relação entre a  origem familiar dos graduados de diferentes áreas de estudo e setores da educação superior e dois resultados no mercado de trabalho: a entrada no emprego formal e o emprego em ocupações consideradas típicas para área de formação. Para realizar a análise, utilizamos dados do Exame Nacional de Desempenho de  Estudantes (Enade) 2009 a 2011 e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2013 a 2015, e calculamos  modelos logísticos e multinomiais. Os resultados principais mostram que as diferenças qualitativas da educação superior importam para a relação  entre a origem social dos graduados e a posição que ocupam no mercado de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André de Holanda Padilha Vieira, Universidade Federal Fluminense

    Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da UFF e pesquisador do Grupo de Pesquisa sobre Desigualdades Estruturantes (Desestrutura/UFF) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (Lapes/UFRJ). Bacharel em Sociologia e licenciado em Ciências Sociais pela UnB, mestre em Sociologia pela UFMG e doutor em Sociologia pela UFRJ. Realizou estágio doutoral na Stanford University (2018-2019), com bolsa do PDSE/Capes.

Referências

ARROW, Kenneth J. (1973). “Higher education as a filter”. Journal of Public Economics. 3(2): pp. 193–216, jul.

BECKER, Gary. S. (1964). Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis, with Special Reference to Education. New York, Columbia University Press.

BELLER, Emily & HOUT, Michael. (2006), “Intergenerational Social Mobility: The United States in Comparative Perspective”. The Future of Children, 16(2): 19-36, fev.

BEXLEY, Emmaline. (2016). “Further and Higher? Institutional Diversity and Stratification”. In: HARVEY, Andrew et al. Student Equity in Australian Higher Education. Singapore, Springer.

BILLS, David. B. (2003). “Credentials, Signals, and Screens: Explaining the Relationship Between Schooling and Job Assignment”. Review of Educational Research, 4(73), pp. 441–449, jan.

BLAU, Peter Michael & DUNCAN, Otis Dudley. (1967), The American occupational structure. John Wiley & Sons.

BOUDON, Raymond. (1974), Education, Opportunity and Social Inequality: Changing Prospects in Western Society. New York, John Wiley and Sons.

BOURDIEU, Pierre. (1986), “The forms of capital”. In: Richardson, John G., Handbook for Theory and Research for the Sociology of Education. New York, Greenwood Press.

BREEN, Richard & GOLDTHORPE, John H. (1997), “Explaining Educational Differentials Towards a Fomal Rational Action Theory”. Rationality and Society, 9(3): 275-305, ago.

BREEN, Richard & JONSSON, Jan O. (2005). “Inequality of Opportunity in Comparative Perspective: Recent Research on Educational Attainment and Social Mobility”. Annual Review of Sociology, 1(31), pp. 223–243, ago.

BUUREN, Stef Van & GROOTHUIS-OUDSHOORN, Karin. (2011), “Mice: Multivariate Imputation by Chained Equations in R”. Journal of Statistical Software, 45(1): 1-67.

CARVALHAES, Flavio & RIBEIRO, Carlos Antonio Costa. “Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional”. Tempo Social, 1(31), pp. 195–233, abr.

CASEIRO, Luiz Carlos Zalaf & MACIENTE, Aguinaldo Nogueira. (2019), Estratificação horizontal da educação superior e inserção no mercado formal de trabalho dos recém-egressos dos cursos de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM). Caxambu, 43º Encontro Anual da ANPOCS.

COLLINS, Randall. (1979). The Credential society: An historical sociology of education and stratification. New York, Academic Press.

DE NEGRI, João Alberto et al. (2001). Mercado Formal de Trabalho: Comparação entre os Microdados da RAIS e da PNAD. Texto para Discussão nº 840. Rio de Janeiro, Ipea.

DI STASIO, Valentina et al. (2016). “What makes education positional? Institutions, overeducation and the competition for jobs”. Research in Social Stratification and Mobility, 43, pp. 53–63, mar.

DUTA, Adriana et al. (2021), “Different degrees of career success: Social origin and graduates’ education and labour market trajectories”. Advances in Life Course Research, 47, mar.

FERNANDES, Reynaldo & NARITA, Renata Del Tedesco. (2001). “Instrução superior e mercado de trabalho no Brasil”. Economia aplicada, 5(1), pp. 7–32, jan.

FRIEDMAN, Sam, & LAURISON, Daniel. (2020), The Class Ceiling: Why it Pays to be Privileged. Chicago, Policy Press.

GRUBB, W. Norton & LAZERSON, Marvin. (2005). “Vocationalism in Higher Education: The Triumph of the Education Gospel”. The Journal of Higher Education, 1(76), pp. 1-25, jan.

JACKSON, Michelle et al. (2005). “Education, Employers and Class Mobility”. Research in Social Stratification and Mobility. 23, pp. 3-33, jan.

JACOB, Marita & KLEIN, Markus. (2019). “Social origin, field of study and graduates’ career progression: does social inequality vary across fields?”. The British Journal of Sociology, 5(70), pp. 1850-1873, dez.

JACOB, Marita et al. (2015). “The Impact of Social Origin on Graduates’ Early Occupational Destinations—An Anglo-German Comparison”. European Sociological Review, 4(31), pp. 460-476, ago.

KARLSON, Kristian Bernt. (2019). “College as equalizer? Testing the selectivity hypothesis”. Social Science Research, 80, pp. 216-229, maio.

KLEIN, Markus. (2019). When and for Whom Does It Pay to Attend a Prestigious University? Social Origin, Elite Education and Graduates’ Career Trajectories. Brisbane, The University of Queensland.

KNOP, Márcia & COLLARES, Ana Cristina Murta. (2019), “A influência da origem social na Probabilidade de concluir os diferentes cursos de ensino superior”. Sociedade e Estado, 34(2): 351-380, maio.

LAURISON, Daniel & FRIEDMAN, Sam. (2016). “The Class Pay Gap in Higher Professional and Managerial Occupations”. American Sociological Review, 4(81), pp. 668–695, ago.

MACIENTE, Aguinaldo Nogueira et al. (2015). A Inserção de recém-graduados em engenharias, medicina e licenciaturas no mercado de trabalho formal. Radar nº 38. Rio de Janeiro, Ipea.

MACMILLAN, Lindsey et al. (2015). “Who Gets the Top Jobs? The Role of Family Background and Networks in Recent Graduates’ Access to High-status Professions”. Journal of Social Policy, 3(44), pp. 487–515, jul.

MENEZES FILHO, Naercio. (2012). “Apagão de mão de obra qualificada? As profissões e o mercado de trabalho brasileiro entre 2000 e 2010”. São Paulo, BraIn Investimento e Negócios.

MIHUT, Georgiana. (2022). “Does university prestige lead to discrimination in the labor market? Evidence from a labor market field experiment in three countries”. Studies in Higher Education, 6(47), pp. 1227–1242, jun.

MULLEN, Ann L. et al. (2003). “Who Goes to Graduate School? Social and Academic Correlates of Educational Continuation after College”. Sociology of Education, 2(76), pp. 143-169, abr.

OECD. (2018). Rethinking Quality Assurance for Higher Education in Brazil. Paris, OECD.

PAUL, Jean-Jacques. (2015). “ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR: experiência brasileira e internacional”. Caderno CRH, 74(28), pp. 309–326, ago.

PRATES, Antonio Augusto Pereira & BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira. (2015). “A EXPANSÃO E AS POSSIBILIDADES DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL”. Caderno CRH, 28(74), pp. 327–340, ago.

QUADLIN, Natasha. (2017). “Funding Sources, Family Income, and Fields of Study in College”. Social Forces, 1(96), pp. 91–120, set.

REIS, Maurício Cortez & MACHADO, Danielle Carusi. (2015), Uma análise dos rendimentos do trabalho entre indivíduos com ensino superior no Brasil. Texto para Discussão nº 1220. Rio de Janeiro, Ipea.

RIBEIRO, Carlos Antonio Costa & SCHLEGEL, Rogerio. (2015). “Estratificação horizontal da educação superior no Brasil (1960 a 2010)”. In: ARRETCHE, Marta. Trajetórias das desigualdades: Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo, Editora Unesp.

RIVERA, Lauren A. (2015). Pedigree: how elite students get elite jobs. Princeton, Princeton Univ. Press.

ROKSA, Josipa & LEVEY, Tania. (2010). “What Can You Do with That Degree? College Major and Occupational Status of College Graduates over Time”. Social Forces, 89(2), pp. 389–415, dez.

SPENCE, Michael. (1973). “Job Market Signaling”. The Quarterly Journal of Economics, 3(87), pp. 355–374, ago.

SULLIVAN, Alice et al. (2018). “The path from social origins to top jobs: social reproduction via education”. The British Journal of Sociology, 3(69), pp. 776–798, set.

THUROW, Lester. (1975). Generating inequality. New York: Basic Books.

TORCHE, Florencia. (2011). “Is a College Degree Still the Great Equalizer? Intergenerational Mobility across Levels of Schooling in the United States”. American Journal of Sociology, 3(117), pp. 763–807, nov..

TRIVENTI, Moris. (2013). “The role of higher education stratification in the reproduction of social inequality in the labor market”. Research in Social Stratification and Mobility, 32, pp. 45–63, jun.

VAN DE WERFHORST, Herman G.; KRAAYKAMP, Gerbert. (2001). “Four Field-Related Educational Resources and Their Impact on Labor, Consumption, and Sociopolitical Orientation”. Sociology of Education, 4(74), pp. 296-317, out.

VARGAS, Hustana Maria. (2010). “Sem perder a majestade: ‘profissões imperiais’ no Brasil”. Estudos de Sociologia, 28(15), pp. 107-124, maio.

VAZ, Katia Cristina da Silva & VAZ, Fabio Monteiro. (2019), Inserção Profissional dos Jovens Concluintes da Educação Superior. Florianópolis, 19º Congresso Brasileiro de Sociologia.

WEEDEN, Kim A. (2002). “Why Do Some Occupations Pay More than Others? Social Closure and Earnings Inequality in the United States”. American Journal of Sociology, 108(1), pp. 55–101, jul.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vieira, A. de H. P. (2023). Desigualdades sociais na entrada no emprego formal entre graduados da educação superior. Tempo Social, 35(1), 131-161. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.200986