Circulação situada e idiomas de publicação das elites acadêmicas do Cone Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.194375

Palavras-chave:

Circulação situada, Publicações, Inglês, Elites acadêmicas, Bibliodiversidade

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a autopercepção dos pesquisadores sobre o valor da publicação em inglês e a diversidade de práticas de circulação observadas em suas trajetórias. Para isso, nós nos baseamos  metodologicamente em uma pesquisa trinacional realizada com a elite  acadêmica da Argentina, Brasil e Chile e na observação empírica de uma amostra de currículos de  pesquisadores desses três países. A contribuição do texto é dupla: em  termos conceituais, propomos o conceito de “circulação situada” como alternativa às perspectivas lineares e tradicionais de internacionalização; no campo  empírico,  mostramos como a bibliodiversidade nas trajetórias acadêmicas e a multiescalaridade da circulação desses acadêmicos projetam uma realidade complexa e  diversificada nos três casos. Isso nos permite, então, ir além das visões habituais do inglês como língua de publicação e avançar no debate sobre o dinamismo do processo de circulação e suas ancoragens socioinstitucionais. 

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Biografia do Autor

  • Fernanda Beigel, Universidad Nacional de Cuyo

    Socióloga, doutora em Ciências Políticas e Sociais. Pesquisadora principal do Conicet e professora titular da Universidad Nacional de Cuyo, onde dirige o Centro de Estudios de la Circulación del Conocimiento (Cecic), https://cecic.fcp.uncuyo.edu.ar/acerca-de/.

  • Breno Bringel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciências Políticas. Pesquisador sênior da Universidad Complutense de Madrid (Programa Talento Investigador) e professor do Iesp da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Teoria Social e América Latina (Netsal).

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Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Dossiê - Monoliguismo ou multilinguismo na produção de conhecimento?

Como Citar

Beigel, F., & Bringel, B. (2022). Circulação situada e idiomas de publicação das elites acadêmicas do Cone Sul. Tempo Social, 34(3), 153-207. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.194375