As competências linguísticas em jogo no campo acadêmico: perfis de aquisição, valoração e utilização do inglês por investigadores/as científicos/as da Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.200076

Palavras-chave:

Competências linguísticas, Aprendizagem de inglês, Pesquisadores do Conicet (Argentina)

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o processo de aquisição e uso do inglês por pesquisadores científicos cuja língua materna é o espanhol. Os dados foram gerados por uma pesquisa (N = 2.390) e pela análise de currículos (N = 4.638) de pesquisadores do Conicet (Argentina). Diferentes perfis de aprendizagem de inglês foram identificados indicando que há uma conexão entre a trajetória de aquisição e a origem social dos pesquisadores. No entanto, o uso acadêmico da língua é altamente determinado pelo campo em que é aplicado. Pesquisadores de todas as áreas científicas possuem capacidades avançadas em inglês. Mas essas capacidades são aplicadas principalmente por pesquisadores stem, particularmente a habilidade de escrita.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Osvaldo Gallardo, Universidad Nacional de Cuyo

    Professor e licenciado em História pela Universidade Nacional de Cuyo (Argentina). É doutor em Estudos Sociais da América Latina pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Atualmente é bolsista de pós-doutorado no Conicet e professor na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de Cuyo. Tem feito pesquisa em várias universidades argentinas e na USP, Unicamp e UFPB.

Referências

Beigel, Fernanda. (2017), “Científicos periféricos, entre Ariel y Calibán. Saberes institucionales y circuitos de consagración en Argentina: Las publicaciones de los investigadores del Conicet”. Dados, 60 (3): 825-65. Disponible en https://doi.org/10.1590/001152582017136.

Beigel, Fernanda. (2014), “Publishing from the Periphery: Structural Heterogeneity and Segmented Circuits. The Evaluation of Scientific Publications for Tenure in Argentina’s Conicet”. Current Sociology, 62 (5): 743-65. Disponível em https://doi.org/10.1177/0011392114533977.

Beigel, Fernanda & Gallardo, Osvaldo. (febrero de 2021), “Productividad, bibliodiversidad y bilingüismo en un corpus completo de producciones científicas”. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Revista cts, 46 (16): 41-7. Disponível em http://www.revistacts.net/contenido/numero-46/productividad-bibliodiversidad-y-bilinguismo-en-un-corpus-completo-de-producciones-cientificas/.

Beigel, Fernanda; Gallardo, Osvaldo & Bekerman, Fabiana. (2018), “Institutional expansion and scientific development in the periphery: The structural heterogeneity of Argentina’s academic field”. Minerva, 56 (3): 305-331. Disponible en http://rdcu.be/Euxi, doi: 10.1007/s11024-017-9340-2.

Beigel, Fernanda; Packer, Abel Laerte; Gallardo, Osvaldo & Salatino, Maximiliano. (2022), “Oliva: Una mirada transversal a la producción científica indexada en América Latina. Diversidad disciplinar, colaboración institucional y multilingüismo en Scielo y Redalyc”. Scielo Preprints. doi: https://doi.org/10.1590/ScieloPreprints.2653 (en prensa en Dados, Revista de Ciências Sociais).

Beigel, Fernanda & Salatino, Maximiliano. (2015), “Circuitos segmentados de consagración académica: las revistas de Ciencias Sociales y Humanidades en la Argentina”. Información, Cultura y Sociedad, 32: 11-35. Disponible en http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ics/article/view/1342.

Bourdieu, Pierre. (2012), La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Buenos Aires, Taurus.

Bourdieu, Pierre & Wacquant, Loïc. (2005), “Sobre las astucias de la razón imperialista”. In: Wacquant, Loïc (ed.). El misterio del ministerio. Pierre Bourdieu y la política democrática. Barcelona, Gedisa.

Curry, Mary Jane. (August 2006), “Reframing notions of competence in scholarly writing: from individual to networked activity”. Revista Canaria de Estudios Ingleses, 53: 63-78. Disponible en http://riull.ull.es/xmlui/handle/915/17285.

Didou Aupetit, Sylvie, & Gérard, Etienne, eds. (2009), Fuga de cerebros, movilidad académica, redes científicas. Perspectivas latinoamericanas. México, Iesalc-Cinvestav-ird. Disponible en https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000186433.

De Filippo, Daniela, Barrere, Rodolfo & Gómez, Isabel. (2010), “Características e impacto de la producción científica en colaboración entre Argentina y España”. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, 6 (16): 179-200. Disponible en http://www.revistacts.net/contenido/numero-16/caracteristicas-e-impacto-de-la-produccion-cientifica-en-colaboracion-entre-argentina-y-espana/.

Gaillard, Jacques & Arvanitis, Rigas, eds. (2013), Research collaborations between Europe and Latin America. Mapping and understanding partnership. Paris, Éditions des Archives Contemporaines.

Gerhards, Jürgen. (2012), From Babel to Brussels. European integration and the importance of transnational linguistic capital. Berlim, Freie Universität Berlin.

Gerhards, Jürgen. (2014), “Transnational linguistic capital: Explaining English proficiency in 27 European countries”. International Sociology, 29 (1): 56-74. Available in https://doi.org/10.1177/0268580913519461.

Krashen, Stephen D. (2009), Principles and practice in second language acquisition. Internet edition. Available in http://www.sdkrashen.com/.

Lillis, Theresa & Curry, Mary Jane. (2006), “Professional academic writing by multilingual scholars”. Written Communication, 23 (1): 3-35. Available in https://doi.org/10.1177%2F0741088305283754.

Lillis, Theresa & Curry, Mary Jane. (2010), Academic writing in a global context. The politics and practices of publishing in English. Londres, Routledge.

Ortiz, Renato. (2009), La supremacía del inglés en las ciencias sociales. Buenos Aires, Siglo Veintiuno Editores Argentina.

Packer, Abel Laerte & Meneghini, Rogerio. (2007), “Learning to communicate science in developing countries”. Interciencia, 32 (9): 643-47. Available in https://www.redalyc.org/pdf/339/33932912.pdf.

Vessuri, Hebe. (2008), “Competición y colaboración en un contexto de multiplicación de ‘centros de atracción’ y ‘desiertos yermos’”. Revista de la Educación Superior, 37 (148): 123-39. Disponible en http://www.scielo.org.mx/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S0185-27602008000400009&lng=es&nrm=iso.

Publicado

2022-12-28

Edição

Seção

Dossiê - Monoliguismo ou multilinguismo na produção de conhecimento?

Dados de financiamento

Como Citar

Gallardo, O. (2022). As competências linguísticas em jogo no campo acadêmico: perfis de aquisição, valoração e utilização do inglês por investigadores/as científicos/as da Argentina. Tempo Social, 34(3), 101-151. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.200076