Tentando “chegar lá”: as experiências de jovens de um cursinho popular

Autores

  • Eduardo Vilar Bonaldi Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Sociologia e Política

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.119387

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Habitus, Jovens de camadas populares, Acesso ao ensino superior, Cursinhos populares

Resumo

Este artigo retrata o caso de jovens de camadas populares que buscam alcançar o ensino superior com base em uma iniciativa de “cursinho popular” organizada na cidade de São Paulo. O texto busca caracterizar e evidenciar, primeiramente, os agenciamentos de socialização a partir dos quais esses jovens são investidos de disposições ao alongamento de suas expectativas escolares, incorporando o ensino superior como destino educacional pressentido como “possível” por eles. Em seguida, o artigo busca esclarecer como esses agenciamentos se desdobram, no entanto, em desajustes, limites e inadequações entre as disposições incorporadas por esses jovens e as exigências dos modos de seleção próprios às instituições de ensino superior público, que passam a ser valorizadas e pretendidas por eles a partir de suas passagens pelo cursinho popular.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Vilar Bonaldi, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Sociologia e Política

    Doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo e professor adjunto A no Departamento de Sociologia e Política da UFSC. 

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Publicado

2018-04-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tentando “chegar lá”: as experiências de jovens de um cursinho popular. (2018). Tempo Social, 30(1), 259-282. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.119387