Ciências sociais no Cone Sul e a gênese de uma elite intelectual (1940-1965)

Autores

  • Alejandro Blanco Universidade de Buenos Aires. Faculdade de Filosofia e Letras

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100006

Palavras-chave:

Ciências sociais, Institucionalização, Elite intelectual, Trajetórias intelectuais, Organismos internacionais

Resumo

Este trabalho reconstrói o processo de constituição e ascensão de uma nova classe de produtores intelectuais, a dos cientistas sociais, detentores de uma competência intelectual e técnica exclusiva, e depositários de uma formação acadêmica inovadora. De um lado, são examinadas as distintas iniciativas e os principais dispositivos culturais e institucionais de difusão e implantação da sociologia moderna em alguns países da América Latina, assim como as trajetórias intelectuais de seus principais protagonistas; e, de outro, o contexto intelectual e político mais geral em que ocorreu esse processo, em especial o papel desempenhado por uma série de organismos regionais e internacionais na formação de uma rede intelectual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BATAILLON, Gilles. (2006), “Entrevista com Edelberto Torres Rivas”. Istor, VI (24):102-121.

BEALS, Ralph. (1950), “The social sciences in South America”. Social Sciences Research Council Items, 4 (1).

BELL, Daniel. (1984), Las ciencias sociales desde la Segunda Guerra Mundial. Madri, Alianza.

BERNSTEIN, Richard. (1982), La reestructuración de la teoría social y política. México, F.C.E.

BLANCO, Alejandro. (2004), “Max Weber na Argentina (1930-1950)”. Dados. Revista de Ciências Sociais, 4, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Iuperj.

BLANCO, Alejandro. (2006), Razón y modernidad: Gino Germani y la sociología en la Argentina. Buenos Aires, Siglo XXI.

BRUNNER, José Joaquín. (1985), “Los orígenes de la sociología profesional en Chile”. Documento de Trabajo n. 260, Programa Flacso, Santiago de Chile.

CARDOSO, Fernando H. et al. (1982), Medina Echavarría y la sociología latinoamericana. Madri, Ediciones Cultura Hispánica/Instituto de Cooperación Iberoamericana.

CAVALCANTI, Themistocles B. (1956), “Round Table on the University Teaching of the Social Sciences in South América”. International Social Science Bulletin, VIII (2).

CHOR MAIO, Marcos & VILLAS BÔAS, Glaucia (orgs.). (1999), Ideais de modernidade e sociologia no Brasil: ensaios sobre Luiz de Aguiar Costa Pinto. Porto Alegre, Editora da UFRGS.

CREVENNA, Theo (ed.). (1950), Materiales para el estudio de la clase media en la América Latina. Washington, Unión Panamericana, 6 vols.

CREVENNA, Theo (ed.). (1951), “Plan de trabajo y actividades en materia de las ciencias sociales”. Ciencias Sociales, Unión Panamericana, 2 (10).

CREVENNA, Theo (ed.). (1952), “The social sciences in the Organization of American States”. International Social Science Bulletin, IV (3).

DE FRANZ, Marie-Anne. (1969), “Implanting the social sciences: a review of Unesco’s endeavours”. International Social Science Journal, XVIII (4), Unesco.

DE IMAZ, José Luis. (1977), Promediando los cuarenta. Buenos Aires, Sudamericana.

DE SIERRA, Jerónimo. (2005), “Social sciences in Uruguay”. Social Sciences Information sur les Sciences Sociales, 44 (2-3).

DI TELLA, Torcuato et al. (1967), Sindicato y comunidad: dos tipos de estructura sindical latinoamericana. Buenos Aires, Editorial del Instituto.

DÍAZ ARCINIEGA, Víctor. (1996), Historia de la casa: Fondo de Cultura Económica 1934-1996. México, F.C.E.

FLACSO. (1962), Informe sobre el proyecto de creación de las Escuelas Latinoamericanas de Economía y Administración Pública. Santiago de Chile, Editorial Universitaria.

FUENZALIDA, Edmundo. (1983), “The reception of ‘scientific sociology’ in Chile”. Latin American Research Review, XVIII (2).

GERMANI, Gino. (1946a), “Sociología y planificación”. Boletín de la Biblioteca del Congreso Nacional, n. 57, 58, 59. Buenos Aires.

GERMANI, Gino. (1946b), Teoría e investigación en la sociología empírica. Buenos Aires, inédito.

GERMANI, Gino. (1964), La sociología en la América Latina: problemas y perspectivas. Buenos Aires, Eudeba.

GILLIN, John. (1953), “La situación de las ciencias sociales en seis países sudamericanos”. Ciencias Sociales, IV (19).

HEINTZ, Peter. (1957), “Some specific aspects of the teaching of sociology in Latin American countries”. International Social Science Bulletin, IX (1).

HEINTZ, Peter. (1963), “Research models for Latin America”. International Social Science Journal, XV (4).

HIRSCHMAN, Albert. (1980), “Auge y caída de la teoría económica del desarrollo”. El trimestre económico, XLVII (4), n. 188, México.

HODARA, Joseph. (1987), Prebish y la Cepal: sustancia, trayectoria y contexto institucional. México, El Colegio de México.

INTERNATIONAL Social Science Bulletin (ISSB), IV (3), 1952.

JONES, Robert C. & JONES, Ingeborg H. (1950), “Inter-american cooperation in the social sciences”. International Social Science Bulletin, II (4).

LANGROD, G. (1957), “The establishement of two regional centres for teaching and research of the social sciences in Latin America”. International Social Science Bulletin, IX (3).

LENGYEL, Peter. (1966), “Two decadas of social science at Unesco”. International Social Science Journal, XVIII (4), Unesco.

LIDA, Clara & MATESANZ, José Antonio. (1990), El Colegio de México: una hazaña cultural (1940-1962). México, El Colegio de México.

MEDINA ECHAVARRÍA, José. (1940), Panorama de la sociología contemporánea. México, La Casa de España en México.

MEDINA ECHAVARRÍA, José. (1941), Sociología: teoría y técnica. México, F.C.E.

MICELI, Sergio (org.). (1989), História das ciências sociais no Brasil. São Paulo, Vértice/Editora Revista dos Tribunais.

POVIÑA, Alfredo. (1941), Historia de la sociología en Latinoamérica. México, Fondo de Cultura Económica.

RODRÍGUEZ BUSTAMANTE, Norberto. (1957), “Informe sobre el IV Congreso Latinoamericano de Sociología”. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata.

SHILS, Edward. (1970), “Tradition, ecology and institution in the history of sociology”. Daedalus, 99 (4).

VILLAS BÔAS, Glaucia. (2006a), “Uma geração de ‘manheimianos’”. In: Mudança provocada: passado e futuro no pensamento sociológico brasileiro. Rio de Janeiro, FGV.

VILLAS BÔAS, Glaucia. (2006b), “Os portadores da síntese (sobre a recepção de Karl Mannheim)”. In: A recepção da sociologia alemã no Brasil. Rio de Janeiro, Topbooks.

WALLERSTEIN, Immanuel (coord.). (1996), Abrir las ciencias sociales. México, Siglo XXI.

Downloads

Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Dossiê - História Social dos Intelectuais Latino-Americanos

Como Citar

Ciências sociais no Cone Sul e a gênese de uma elite intelectual (1940-1965) . (2007). Tempo Social, 19(1), 89-114. https://doi.org/10.1590/S0103-20702007000100006