Individualidade, sacrifício e violência: Efraim volta para a alfafa, de S. Izehar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ipPág.%2051%20a%2065Palavras-chave:
Individualismo, Sacrifício, Violência, SionismoResumo
A partir de uma leitura do conto Efraim volta para a alfafa, de S. Izehar, analisaremos a hipótese de que o caráter do novo hebreu constrói-se mediante a sua subjugação a uma sociedade autoritária que o transforma em sujeito esfacelado e frustrado ao obriga-lo à renúncia de suas próprias vontades em benefício da coletividade.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FREUD, S. O mal estar na civilização. 1. ed. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2010.
HEGEL, G. H. F. Fenomenologia do espírito. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
HORKHEIMER, M. Eclipse of reason. New York: Continuum, 1974.
IZEHAR, S. Efraim volta para a alfafa. In: A geração da Terra – contos israelenses. BEREZIN, R. (Org.). 1. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1983.
LUKÁCS, G. História e consciência de classe – estudos sobre a dialética marxista. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
OZ, A. De amor e trevas. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
STEINBERG, G. A Montanha Azul de Meir Shalev: um novo caminho para o Sionismo. Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, São Paulo, n. 7, p. 219-234, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Evandro Jose dos Santos Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.