Ser judeu: uma herança genética transmitida unicamente pelo sangue?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.i19p96-118Palavras-chave:
judeus, judaísmo, movimentos judaicos, conversão, religião judaicaResumo
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre um dos temas mais polêmicos entre os judeus e os diversos movimentos judaicos, ou seja, a conversão ou não ao judaísmo de não-judeus. As leis rabínicas definem como judeu aquele que nasce de mãe judia; então, ser judeu é uma condição transmissível apenas pelo sangue ou qualquer um pode converter-se ao judaísmo? Na verdade nenhuma outra religião é tão marcada pela ideia de conversão como a religião judaica. Entretanto, o processo de conversão à religião judaica vem adquirido contornos cada vez mais rígidos, atualmente; o que revela a fragilidade judaica moderna, uma vez que, a incerteza está em todas as certezas e não reconhecê-la é querer impor-se ao futuro.Downloads
Referências
BERGÓGLIO, Jorge; SKORKA, Abraham. Sobre o céu e a terra: o que pensa o novo papa Francisco sobre a família, a fé e o papel da Igreja no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2016.
BONDER, Nilton. A alma imortal: traição e tradição através dos tempos. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
BONDER, Nilton; SORJ, Bernardo. Judaísmo para o século XXI: o rabino e o sociólogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
FILORANO, Giovanni. Monoteísmos: as religiões de salvação. Tradução de Camila Kintzel; organização de edição brasileira Adone Agnolin. - 1ª ed.- São Paulo: hedra, 2005.
G1. G1 explica: o que são sionismo, judaísmo e antissemitismo? Globo Notícias, São Paulo, 31 jul. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/WCmn3u>. Acesso em: 9 nov. 2017.
HESCHEL, Abraham Joshua. Deus em busca do homem. Tradução de Tuca Magalhães. São Paulo: ARX, 2006.
KOUZMIN-KOROVAEFF, Constantino (Trad.). Quero saber: história de religião e fé. São Paulo: Escala, 2009.
KÜNG, Hans. Religiões do mundo: em busca dos pontos comuns. Tradução de Carlos Almeida Pereira. Campinas: Verus, 2004.
LAMBERT, Yves. O nascimento das religiões: da pré-história às religiões universalistas. Traduzido por Mariana Paolozzi Sérvulo Cunha. São Paulo: Loyola, 2007.
LIBÂNEO, João Batista. Fé. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
MOURA, Gilson. Religiões no Brasil. 1ª ed. Joinville: Clube de Autores, 2010.
PONDÉ, Luiz Felipe. Contra um mundo melhor: ensaios do afeto. São Paulo: Leya, 2010.
SCARDELAI, Donizete. Da religião bíblica ao judaísmo rabínico. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2008. (Coleção Biblioteca de Estudos Bíblicos). Edição eletrônica.
SILVA JÚNIOR, J. R. Educação talmúdica: a influência da família na constituição de uma sociedade equilibrada. [S.l.]: Imperatriz, 2011.
SORJ, Bernardo. Judaísmo pós-moderno e diáspora. In: BONDER, N., and
SORJ, B. Judaísmo para o século XXI: o rabino e o sociólogo [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, pp. 70-89.
SORJ, Bernardo. Judaísmo para todos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
SZPILMAN, Marcelo. Judeus: suas extraordinárias histórias e contribuições para o progresso da humanidade: conheça as relações entre a história dos judeus e a história da humanidade e entenda as questões ligadas ao Médio Oriente, suas origens e seus atores. Rio de Janeiro: Mauhad, 2012.
TOROPOV, Brandon. O guia completo das religiões do mundo. Tradução de Marta Malvezzi Leal. São Paulo: Madras, 2006
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Vértices

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.