SER JUDEU: UMA HERANÇA GENÉTICA TRANSMITIDA UNICAMENTE PELO SANGUE?

Autores

  • Arlindo Nascimento Rocha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.i19p96-118

Resumo

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre um dos temas mais polêmicos entre os judeus e os diversos movimentos judaicos, ou seja, a conversão ou não ao judaísmo de não-judeus. As leis rabínicas definem como judeu aquele que nasce de mãe judia; então, ser judeu é uma condição transmissível apenas pelo sangue ou qualquer um pode converter-se ao judaísmo? Na verdade nenhuma outra religião é tão marcada pela ideia de conversão como a religião judaica. Entretanto, o processo de conversão à religião judaica vem adquirido contornos cada vez mais rígidos, atualmente; o que revela a fragilidade judaica moderna, uma vez que, a incerteza está em todas as certezas e não reconhecê-la é querer impor-se ao futuro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arlindo Nascimento Rocha
    Mestre em Ciências da Religião – (PUC-SP) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pós-Graduado em Administração, Supervisão e Orientação Pedagógica e Educacional – (UCP) Universidade Católica de Petrópolis; foi aluno extraordinário do curso de Pós-Graduação em Filosofia da (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Licenciado em Filosofia – (UNI-CV) - Universidade Pública de Cabo Verde; Formado em Pedagogia (curso Inicial de formação de professores do EBI) - Instituto Pedagógico do Mindelo.





Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SER JUDEU: UMA HERANÇA GENÉTICA TRANSMITIDA UNICAMENTE PELO SANGUE?. (2017). Vértices, 19, 96-118. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.i19p96-118