PADRE ANTÔNIO VIEIRA E AS INFLUÊNCIAS DO MESSIANISMO JUDAICO NO SEBASTIANISMO PORTUGUES DO SÉC. XVII

Autores

  • Lucas Silveira Andrade Pontifícia Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.i19p11-25

Resumo

Este artigo busca analisar a presença do messianismo judaico no discurso sebastianista do Padre jesuíta Antônio Viera (1608-1697) em seu contexto político e religioso. Para isso, partirei do exame do contato entre Vieira e os judeus expulsos da Espanha e de Portugal no final do século XV, na região de Flandres, nos Países Baixos. Tratarei também da relação de proximidade entre Vieira e o rabino Menasseh Ben Israel (1604-1657), em uma de suas viagens diplomáticas em favor da enfraquecida coroa portuguesa. O discurso do jesuíta se constrói em rigoroso processo que envolve os aspectos políticos de Portugal, assim como uma religiosidade na qual estavam envolvidos estes mesmos aspectos. Havendo passado longo tempo junto aos judeus, o jesuíta não deixou de levantar outras questões como o retorno destes às terras portuguesas, o que Viera via como uma oportunidade para auxiliar economicamente o Reino, como também visava à reunião das tribos perdidas de Israel em território português.

 

PALAVRAS CHAVE: Padre Antônio Viera, messianismo, sebastianismo, Portugal, Judaísmo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Silveira Andrade, Pontifícia Universidade de Campinas
    ormado em História pela FESB, com enfase em estudo da História das Religiões e Religiosidades. Seminarista da Diocese de Bragança Paulista, onde estudou introdução a teologia no ano de 2011, fez cursos de aperfeiçoamento pela FGV de Sociologia e Filosofia no ano de 2012.  Concluiu seu estudo de monografia, com analise no desenvolvimento messiânico no séc. XVII na Península Ibérica e Holanda. O estudo se pauta na análise dos escritos cristãos judaicos do período expresso em uma religiosidade submersa em uma cultura homogênea. Como instrumento desta análise, pauta-se nas movimentações politicas de Pe. Antônio Viera, assim como ressalta outros lideres religiosos importantes da época como Manasseh Ben Israel. Atualmente cursa Faculdade de Teologia na PUC - Campinas e leciona História de Israel, na Escola de Teologia da Diocese de Bragança Paulista.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PADRE ANTÔNIO VIEIRA E AS INFLUÊNCIAS DO MESSIANISMO JUDAICO NO SEBASTIANISMO PORTUGUES DO SÉC. XVII. (2017). Vértices, 19, 11-25. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.i19p11-25