Números na Bíblia Hebraica: A Origem dos Algarismos

Autores

  • Manu Marcus Hubner Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip167-184

Resumo

A importância dos números é gigantesca. É possível que os números tenham sido inventados para resolver problemas práticos da humanidade, como a contagem de rebanhos ou grãos, dos dias, meses e anos, entre muitos outros usos. Milhares de anos se passaram desde o início destas contagens até a adoção dos símbolos gráficos utilizados convencionalmente como algarismos, um processo lento e que ainda apresenta divergências entre diversas sociedades humanas. Mais do que simples ferramentas de contagem ou aritmética, os números são necessários e indispensáveis ao desenvolvimento de qualquer sociedade humana. Além de quantificar tudo o que se encontra ao redor do homem, os números também possuem significados simbólicos, muitas vezes além da lógica humana. Na Bíblia Hebraica, os números são freqüentes e apresentam diversos significados, muitas vezes simbólicos. A Bíblia Hebraica também apresenta diversos cálculos matemáticos e uma numerologia chamada guemátria, que possibilita a análise bíblica através de interpretações e correlações entre valores numéricos de palavras ou frases.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manu Marcus Hubner, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
    Doutorando pelo programa de pós-graduação em estudos judaicos e árabes do Depatamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Números na Bíblia Hebraica: A Origem dos Algarismos. (2012). Vértices, 167-184. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip167-184