Mulheres e o Holocausto. Narrativas de Sobreviventes Judias.

Autores

  • Lilian Ferreira Souza Arqshoah - LEER - Faculdade de Filosofia Letras Ciências Humanas - FFLCH - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip135-148

Resumo

A partir do registro das narrativas orais sobre o Holocausto pretendemos analisar testemunhos que expressem as trajetórias das mulheres  sobreviventes do nazismo. Como critério optamos pelas narrativas daquelas que passaram por campos de concentração e/ou de trabalho forçados, por guetos e/ou atuaram em frentes de resistência como partisans. O foco está nas histórias de vida daquelas que escolheram o Brasil como comunidade de destino pressionada pela política antissemita endossada pelo Terceiro Reich e países colaboracionistas que previam a “Solução Final” para o povo judeu. Assim os registros dos testemunhos têm como objetivo documentar estas narrativas redimensionadas à luz de documentos pessoais. Para nós - intermediários e interlocutores - esse exercício de reflexão ajudará a (re)pensar a sociedade que, ainda hoje, convive com novos genocídios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Ferreira Souza, Arqshoah - LEER - Faculdade de Filosofia Letras Ciências Humanas - FFLCH - USP
    Mestranda do Programa de Pós -Graduação em Estudos Judaicos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo.
    Desde janeiro de 2008 é pesquisadora do projeto Arquivo Virtual Sobre Holocausto e Antissemitismo (Arqshoah- LEER/USP)

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mulheres e o Holocausto. Narrativas de Sobreviventes Judias. (2012). Vértices, 135-148. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip135-148