Dossiê 42: Os Lusíadas 450 anos

2021-09-02

APRESENTAÇÃO

Em 2022, celebram-se 450 anos da primeira edição de Os Lusíadas – considerado o maior poema épico em língua portuguesa. A despeito da longevidade e da extensa fortuna crítica, os debates voltados para a poesia de Camões nunca deixam de ser atuais e necessários, pois nela é possível encontrar pistas sobre a história portuguesa e os critérios que amparavam a produção letrada. Neste dossiê da revista Via Atlântica, propomo-nos a acolher artigos, ensaios e resultados de investigações concernentes à produção camoniana em verso, o que inclui outros gêneros, além da épica (lírica, comédia) e formas poéticas praticadas pelo poeta português (sonetos, baladas, rimas, décimas etc.). Ao submeter sua colaboração, com vistas a participar do dossiê, recomenda-se que o(a) autor(a) considere um dos eixos seguintes:

  • Recepção ao épico camoniano;
  •  Aspectos retóricos e poéticos relacionados a Os Lusíadas;
  •  Produção lírica de Camões;
  •  Aspectos editoriais relativos a Os Lusíadas;
  •  Fortuna crítica sobre o poeta;
  •  Protocolos de leitura ao longo dos tempos;
  • Apropriações de Camões na poesia ulterior.

 

ORGANIZAÇÃO: Prof. Dr. Cleber Vinicius do Amaral Felipe (Universidade Federal de Uberlândia), Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin (Universidade de São Paulo) e Prof. Dr. Marcelo Lachat (Universidade Federal de São Paulo).

 PRAZO PARA ENVIO DAS SUBMISSÔES: 22 de fevereiro de 2022.

PROCEDIMENTO PARA A SUBMISSÃO DE TEXTOS

Todos os manuscritos devem ser submetidos utilizando a seguinte plataforma  http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/. Os Autores devem se registar como usuários da revista e, assim, submeterem seus manuscritos. Manuscritos que não forem submetidos pela plataforma indicada e que não estejam em conformidade com as normas de apresentação serão desconsiderados.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO E POLÍTICA EDITORIAL

Todas as informações referentes às normas, formatação de textos, avaliação e outras questões relacionadas ao processo de submissão podem ser consultadas no site a revista: http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/about/submissions%23authorGuidelines.

CONTATO / CONTACT: viaatlantica@usp.br