O homem romântico: o homem psicanalítico

Autores

  • Ana Rosa Gonçalves De Paula Guimaraes Universidade Federal de Uberlândia
  • Caio César Souza Camargo Próchno

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.107205

Palavras-chave:

romantismo, psicanálise, inconsciente, dualismos, subjetividade

Resumo

Este estudo objetiva propor uma leitura do movimento romântico alemão, pertencente ao final do século XVIII até meados do século XIX, tendo em vista sua possível influência na possibilidade prática e teórica para concepção de homem e funcionamento mental percorridos pela psicanálise. Para isso, partiu-se da apresentação dos principais elementos constituintes do Romantismo, a fim de fundamentar a investigação do diálogo com a psicanálise, no diz respeito às atividades mentais inconscientes, a importância da experiência emocional, a singularidade subjetiva, aos dualismos da realidade psíquica e do método de trabalho psicanalítico, que busca o movimento de tolerância dos paradoxos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Rosa Gonçalves De Paula Guimaraes, Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Franca (2009), licenciatura plena em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pelo Centro Universitário de Franca (2011), especialista em Saúde Pública, pela Universidade de Franca (2011). Bacharelado em Teologia, em andamento pela Faculdade Teológica Nacional e mestrado em Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Cultura, em andamento, pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Caio César Souza Camargo Próchno
    Bacharel em Psicologia e Psicólogo pelo Instituto de Psicologia da USP, Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.Mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP - título do trabalho: Corpos de Publicidade - veiculação de mídia publicitária através dos corpos das pessoas;Doutorado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP - título do trabalho: Corpo do Ator - Metamorfoses, Simulacros;Pós-Doutorado em Psicologia e Filosofia pelo Instituto de Filosofia da Universidade de Leipzig (Alemanha) - título do trabalho: A loucura no corpo de Nietzsche;Pós-Doutorado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia da Universidade de Greifswald (Alemanha) - título do trabalho: A ordenação do caos na filosofia do devir em Nietzsche.

      

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

GUIMARAES, Ana Rosa Gonçalves De Paula; PRÓCHNO, Caio César Souza Camargo. O homem romântico: o homem psicanalítico. Via Atlântica, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 429–446, 2016. DOI: 10.11606/va.v0i29.107205. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/107205.. Acesso em: 16 abr. 2024.