Poética, medicina e inquisição: o diálogo da perseguição nos Colóquios dos Simples e Drogas das Índias (1563) de Garcia da Orta

Autores

  • Daniel Vecchio Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Gerson Luiz Roani Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.108002

Palavras-chave:

medicina, inquisição, dialogismo, opressão

Resumo

Abordaremos, no presente artigo, que os aspectos relativos à medicina oriental se revelam como parte constituinte e não matéria única dos Colóquios dos Simples e Drogas da Índia de Garcia da Orta, médico particular do navegador Martim Afonso de Sousa. Na disposição dialógica por ele apresentada no citado texto, notaremos como os aspectos de sua identidade judaica trazem, à narrativa, tensões que visam driblar a censura inquisitorial, registrando as marcas poéticas suscitadas pelos vários conflitos político-religiosos travados com os católicos durante o Renascimento. Desse modo, fica nossa investigação longe de limitar-se à análise do registro dos fármacos Orientais até então desconhecidos no Ocidente, pois levaremos em consideração que, nos Colóquios, os diálogos ganham também um outro sentido ao se centrarem na marca dessa diáspora provocada pelos crimes e discriminações sociais de que os judeus e cristãos-novos ibéricos eram vítimas há tempos. Isso nos incentivará, por fim, a tomar os diálogos de Garcia da Orta como parte de uma larga literatura renascentista que se revela promissora para o estudo do campo estético em contextos de intensa censura, bem como para o estudo sobre o gradual surgimento de uma estrutura narrativa que prenuncia o romance burguês.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Vecchio Alves, Universidade Estadual de Campinas
    Daniel Vecchio Alves possui graduação em História (2010) pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2010) e é mestre em Letras (Estudos Literários) pela mesma instituição (2013). Atualmente é doutorando em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. Seu interesse abrange os estudos sobre Teoria Literária, a Literatura Portuguesa de Viagens, a História e a Historiografia dos Descobrimentos, fazendo parte de grupos de pesquisa como o NEP (Núcleo de Estudos Portugueses da UFV) e o Mare Liberum (Centro de Estudos e Referências sobre a Cartografia Histórica da Unicamp).
  • Gerson Luiz Roani, Universidade Federal de Viçosa
    Gerson Luiz Roani possui graduação em Letras Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com estágio de pesquisa doutoral (Doutorado Sanduíche) na Biblioteca Nacional de Lisboa. Entre 2013 e 2014, realizou Pós-Doutorado (Literatura Portuguesa) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. É Professor Adjunto IV de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. 

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

ALVES, Daniel Vecchio; ROANI, Gerson Luiz. Poética, medicina e inquisição: o diálogo da perseguição nos Colóquios dos Simples e Drogas das Índias (1563) de Garcia da Orta. Via Atlântica, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 311–337, 2016. DOI: 10.11606/va.v0i29.108002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/108002.. Acesso em: 25 abr. 2024.