Goa no itinerário íntimo dos poetas portugueses contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i30.114813

Palavras-chave:

orientalismo português, poesia contemporânea, literatura pós-colonial, Índia, Goa

Resumo

Entre os séculos XX e XXI, o Oriente e os espaços ultramarinos são revisitados pela poesia através dum conjunto de imagens e de conceitos que vão ao encontro do longínquo Império quinhentista. O interesse pelos momentos inaugurais desse encontro revela uma discreta mas consequente permanência do tópico na literatura portuguesa. A redescoberta da Índia constitui um verdadeiro exercício de amplitude estética: alegoriza uma aprendizagem do olhar e inaugura itinerários íntimos, entre o vivido e o sonhado. Propomos uma aproximação aos textos onde a Índia ou Goa surgem como topos centrais, com vista a interpretar o peso simbólico que a “viagem à Índia” assume na poesia portuguesa dos nossos dias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Nunes de Almeida, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa

Nasce em Lisboa, em Agosto de 1982. Leccionou durante dois anos na Universidade de Pisa e concluiu, em 2012, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, uma Tese de Doutoramento intitulada Migração Silenciosa – Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contemporânea. Actualmente está a trabalhar num projecto de investigação de Pós-Doutoramento (com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia) no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, também  no âmbito do Orientalismo Português. É ainda co-autora da antologia poética Nau-Sombra: os orientes da poesia portuguesa do século XX (Nova Vega, 2013). 

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Almeida, C. N. de. (2016). Goa no itinerário íntimo dos poetas portugueses contemporâneos. Via Atlântica, (30), 201-212. https://doi.org/10.11606/va.v0i30.114813

Edição

Seção

Dossiê 30: Goa - Literatura e Cultura 2