Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i32.118468

Palavras-chave:

Literaturas africanas, racismo, Brasil, Paulo Freire, Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o estudo das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa como importante expressão da educação libertadora, enfatizando a reflexão acerca do sujeito afro-descendente brasileiro. Buscaremos verificar até que ponto esse referencial, como recurso pedagógico, contribui para que o alunado da educação básica possa conhecer melhor sua própria história, produzindo novos conceitos sobre ela e tomando consciência de seu papel de intervenção diante das iniquidades a que se percebe submetido.

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Biografia do Autor

  • Mariana Sousa Dias, Universidade Federal Fluminense
    Doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense - Niterói: RJ. Orientadora: Prof Dra Renata Flávia da Silva
  • Renata Flavia da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Docente da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

DIAS, Mariana Sousa; SILVA, Renata Flavia da. Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 377–389, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i32.118468. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468.. Acesso em: 16 abr. 2024.