Dentro do seu papel – primeiros encontros com a etnografia no romance Os brahamanes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i30.121272

Palavras-chave:

Goa, etnografia, Francisco Luís Gomes, raça, casta

Resumo

Este ensaio propõelero primitivo romance indiano não enquanto desenvolvimento secundário face aos modelos da representação empírica, ou enquanto imitação imperfeita dos modelos literários europeus, mas antes rastrear a forma como tais influências geraram estruturas internas ao romance, o que aconteceu em simultâneo com outros gêneros da escrita e da representação. Os brahamanes, de Francisco Luís Gomes, marca um encontro entre o romance colonial e a etnografia, antes de o realismo se ter tornado a manifestação dominante da descrição empírica no romance. A obra absorve e antecipa o trabalho da etnografia emsolidificar concepções de entidade política nacional, abrindo-se a possibilidade de examinar um continuum de estratégias narrativas entre o relatório e o romance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rochelle Carmen Pinto, Research Fellow, Nehru Memorial Museum and Library, New Delhi

Visting Fellow at the Centre for the Study of Developing Societies, New Delhi, Assistant Professor at the Department of English, Delhi University, New Delhi. Author of Between Empires - Print and Politics in Goa, OUP, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

Pinto, R. C. (2016). Dentro do seu papel – primeiros encontros com a etnografia no romance Os brahamanes. Via Atlântica, (30), 65-84. https://doi.org/10.11606/va.v0i30.121272

Edição

Seção

Dossiê 30: Goa - Literatura e Cultura 2