Musicalidade na poesia moderna: uma zona de indiscernibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i32.125742

Palavras-chave:

Literatura, música, simultaneidade, vanguardas

Resumo

O presente artigo revisa a questão da simultaneidade proposta pelas vanguardas, as quais abrem uma zona de indiscernibilidade entre poesia e a música. Para tanto, recuperamos o problema da representação musical, ou seja, da ininteligibilidade, aconceptualidade ou irreferencialidade dos sons ou signos musicais, que escapam a uma compreensão racional, reverberando a condição da vida moderna de dissociação da percepção sensorial e intelectual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Hermano Breunig
    Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor colaborador do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê 32: A Poesia no Limite

Como Citar

BREUNIG, Tiago Hermano. Musicalidade na poesia moderna: uma zona de indiscernibilidade. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 77–96, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i32.125742. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/125742.. Acesso em: 23 abr. 2024.