Um (o) homem na (da) multidão: traços de intertextualidade entre um poema de Ribeiro Couto e o conto de Edgar Allan Poe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i32.126094

Palavras-chave:

Ribeiro Couto, Edgar Allan Poe, poesia, flâneur, intertextualidade

Resumo

O artigo analisa possíveis pontos de contato entre poemas de Um homem na multidão (1926) de Rui Ribeiro Couto e o conto “O homem da multidão” (1840) de Edgar Allan Poe. A análise prioriza movimentos de aproximação e afastamento entre os textos, a partir da relação intertextual entre os dois títulos. Partimos das concepções de Gérard Genette sobre intertextualidade para pensarmos como a relação hipertexto-hipotexto ajuda a compreender processos de significação decorrentes do diálogo entre as obras, bem como das leituras do flâneur em Baudelaire e no conto de Poe, por Walter Benjamin, para traçarmos paralelos com o modo de apreensão do espaço urbano pelo sujeito lírico, em Ribeiro Couto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigues Batista, Universidade Federal de São Paulo

Mestrando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, especificamente no estudo da obra de Ribeiro Couto, penumbrismo e poesia.

Francine Fernandes Weiss Ricieri, Universidade Federal de São Paulo

Professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Organizou os livros Antologia da poesia simbolista e decadente brasileira (Editoras Nacional e Lazúli) Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea (em parceria com Lúcia Granja e Márcia Lígia Guidin – Editora da UNESP). Em coedição (Editora da USP/ Editora da UNESP), publicou em 2012 sua tese de doutorado, com o título Imagens do poético em Alphonsus de Guimaraens. Atualmente desenvolve pesquisa sobre poesia narrativa contemporânea e do século XIX.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Batista, T. R., & Ricieri, F. F. W. (2017). Um (o) homem na (da) multidão: traços de intertextualidade entre um poema de Ribeiro Couto e o conto de Edgar Allan Poe. Via Atlântica, 18(2), 59-75. https://doi.org/10.11606/va.v0i32.126094

Edição

Seção

Dossiê 32: A Poesia no Limite