Metapoesia e erotismo em Margem de Manobra, de Cláudia Roquete- Pinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i32.126121

Palavras-chave:

metapoesia, corpo, erotismo

Resumo

É objetivo deste artigo discutir as construções metapoéticas presentes na obra Margem de Manobra de Cláudia Roquette-Pinto. Por meio de diversas acepções da palavra corpo, a poeta tece uma rede de significações que compreendem o corpo do poeta, que enuncia, o corpo do mundo, como matéria de poesia, o corpo do outro e sua sensualidade, até que, por fim, todos esses corpos convergem no corpo do poema, que retoma conceitos clássicos do fazer poético, problematiza-os, e posiciona-se no cenário da literatura brasileira contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Adélia Menegazzo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Graduação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara (1978). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1987) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis (1996). Pós-doutorado no Grupo de Pesquisa em Arte e Fotografia do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP (2010). Professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Docente no Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS e no Doutorado em Letras da UFMS, Campus de Três Lagoas
  • Angélica Catianeda Silva de Freitas, Universidade Federal de Mato grosso do Sul

    Discente do PPG Doutorado em Letras, Teoria Literária,  da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS (2014/2018).Mestrado em Teoria Literária e Estudos Comparados pelo PPG Mestrado em Estudos de Linguagens da mesma universidade (2012). Licenciatura em Letras, Português Inglês, também pela UFMS (2008).

  • Flávio Amorim da Rocha, Universidade Federal de Mato grosso do Sul

    Docente de língua inglesa e língua portuguesa no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo GrandeDiscente do no Programa de Pós-Graduação doutorado em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrado em Linguística. pelo Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS (2011) Licenciatura em Letras, Português Inglês pela mesma Universidade (2005)

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê 32: A Poesia no Limite

Como Citar

MENEGAZZO, Maria Adélia; FREITAS, Angélica Catianeda Silva de; ROCHA, Flávio Amorim da. Metapoesia e erotismo em Margem de Manobra, de Cláudia Roquete- Pinto. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 189–203, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i32.126121. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/126121.. Acesso em: 19 jun. 2024.