Dos (ir)reconciliáveis em Rio das Flores, de Sousa Tavares

Autores

  • Lilian Reichert Coelho Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i31.133504

Palavras-chave:

literatura contemporânea, história, política, romance histórico

Resumo

Apresenta uma leitura do romance contemporâneo Rio das Flores (2008), do escritor português Miguel Sousa Tavares, na perspectiva da relação entre literatura, história e política por meio de autores como Marinho, Perrone-Moisés e Dosse. O objetivo foi observar de que modos o romance lida com o acontecimento histórico e seus vestígios. A leitura, conduzida metodologicamente pela indução, orientou-se pela reflexão sobre os posicionamentos políticos da posição dos personagens. Como conclusão, notam-se ambiguidades tanto em relação ao romance histórico quanto no que diz respeito às relações entre Literatura e História nos sentidos políticos atribuídos às ações e sanções dos personagens. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Reichert Coelho, Universidade Federal do Sul da Bahia
    Professora Adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (UFSB) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRB).Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Dossiê 31: Literatura e Política nos países de língua portuguesa

Como Citar

COELHO, Lilian Reichert. Dos (ir)reconciliáveis em Rio das Flores, de Sousa Tavares. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 175–193, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i31.133504. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/133504.. Acesso em: 26 abr. 2024.