Ponciá Vicêncio e o Alegre Canto da Perdiz: trajetórias em convergência solidária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i31.133507

Palavras-chave:

literatura contemporânea, história, política, romance histórico

Resumo

Analisam-se as identidades difratadas que se refletem sobre a multiplicidade das fronteiras sociais e culturais em jogo nas obras O alegre canto da perdiz (2008), de Paulina Chiziane, e Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo. A pesquisa, de base eminentemente bibliográfica, segue a metodologia comparativa prospectiva de Abdala Júnior (2015). Dada a atualidade de um mundo atravessado por fronteiras múltiplas, esse comparativismo proporciona a abertura ao diálogo crítico, envolvendo questões políticas e práticas culturais de Moçambique e do Brasil, afirmando-se a convergência solidária na escritura das autoras em destaque.

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Biografia do Autor

  • Inara de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Professora Titular do Curso de Letras e do Mestrado em Letras: Linguagens e Representações, Departamento de Letras e Artes. Líder do grupo de pesquisa "Literatura, História e Cultura: encruzilhadas epistemológicas" (CNPq/UESC).
  • Maiane Pires Tigre, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Mestra em Letras: Linguagens e Representações, pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Integrante do Grupo de Pesquisa Literatura, História e Cultura: encruzilhadas epistemológicas (CNPq/UESC).

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Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Dossiê 31: Literatura e Política nos países de língua portuguesa

Como Citar

RODRIGUES, Inara de Oliveira; TIGRE, Maiane Pires. Ponciá Vicêncio e o Alegre Canto da Perdiz: trajetórias em convergência solidária. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 195–208, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i31.133507. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/133507.. Acesso em: 18 abr. 2024.