Impérios em crise e “Pais Falhandos”: patrilinearidade e masculinidade n’ Os Lusíadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140204

Palavras-chave:

império, masculinidade, Os Lusíadas

Resumo

O poema épico Os Lusíadas reflecte a masculinidade imperial em meados do século XVI através da narração gloriosa dos feitos do Vasco da Gama e dos seus sucessores. No entanto, Camões expressa simultaneamente a sua preocupação com uma perda da glória e do poder, e é possível fazer uma analogia entre a efeminação e a fraqueza do império. Concretamente, os cantos IX e X podem ser lidos como uma retórica de encorajamento a D. Sebastião para assumir o seu papel de ser o pai da nação. Este ensaio foca particularmente na construção patrilinear e demonstra como kleos (a glória heróica que é passada de pai para filho) se desfaz durante as conquistas imperiais, revelando um império em crise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Saive Castro, Universiteit Antwerpen

    Denise Saive obteve seu M.A. em Literatura Portuguesa na Universidade de Utrecht e seu Ph.D. em Literaturas Lusófonas na Universidade de Wisconsin-Madison. Leccionou vários cursos de Língua Portuguesa, de Cultura Brasileira e de Literatura Portuguesa na Universidade de Wisconsin - Madison e na Universidade de Antuérpia. É presentemente investigadora associada na Universidade de Antuérpia. É também co-editora de The Literary Encyclopedia: African Lusophone Literatures and Cultures. Os seus interesses de pesquisa focam-se na literatura lusófona, sobretudo na história dos primeiros encontros entre culturas, nas representações de raça, e nos estudos de género.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Dossiê 33: Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

Como Citar

Impérios em crise e “Pais Falhandos”: patrilinearidade e masculinidade n’ Os Lusíadas. (2018). Via Atlântica, 19(1), 324-341. https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140204