O EGITO NA INTERFACE ENTRE O DIÁRIO DE DOM PEDRO II E OS JORNAIS “DIÁRIO DE MARANHÃO” E “DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO” EM 1876 E 1877

  • Maged Talaat Mohamed Ahmed Elgebaly Aswan University
  • Liliane Faria Corrêa Pinto Universidade Federal de Maranhão
Palavras-chave: D. Pedro II, Egito, imprensa

Resumo

Este artigo analisa a história do imaginário do Egito e a técnica da “escrita de si” no “Diário de Dom Pedro II” na sua viagem a esse país entre 1876 e 1877, em interface com os jornais “Diário do Maranhão” e “Diário do Rio de Janeiro” na mesma época. As notícias dos jornais foram analisadas, colocando essas informações jornalísticas em diálogo com a textura literária e memorialista do “Diário de Dom Pedro II”, a partir do “mapeamento” dos lugares afetivos percorridos pelo monarca no seu “Diário”. As interpretações sociais, interdisciplinares e interculturais dessas informações podem abrir caminhos de diálogo e intercompreensão entre árabes, africanos e brasileiros no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maged Talaat Mohamed Ahmed Elgebaly, Aswan University
Professor coordenador do Departamento de Língua Portuguesa da Aswan University.Possui doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012), doutorado em Língua Espanhola (Linguística)- Ain Shams University (2011), mestrado em Língua Espanhola (Linguística) pelo Instituto Caro y Cuervo (2005), e graduação em Língua Espanhola - Ain Shams University (1999).
Liliane Faria Corrêa Pinto, Universidade Federal de Maranhão
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). Doutora em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Atualmente, é professora adjunta e coordenadora da Curso de Licenciatura em História a Universidade Federal do Maranhão, Campus VII, Codó - MA. 
Publicado
2019-07-10
Como Citar
Elgebaly, M., & Faria Corrêa Pinto, L. (2019). O EGITO NA INTERFACE ENTRE O DIÁRIO DE DOM PEDRO II E OS JORNAIS “DIÁRIO DE MARANHÃO” E “DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO” EM 1876 E 1877. Via Atlântica, (35), 333-349. https://doi.org/10.11606/va.v0i35.147223