O Branco no Branco: A Epifania de Eugênio de Andrade

Autores

  • Claudio Alexandre Barros Teixeira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i37.149485

Palavras-chave:

Haiku, Montagem, Intertextualidade, Sincronia, Epifania

Resumo

Eugênio de Andrade, em livros como Ostinato rigore (1964), Obscuro domínio (1971), Matéria solar (1980) e Pequeno formato (1997), realizou um diálogo criativo com a poesia japonesa, incorporando em suas composições líricas elementos característicos do haiku como a brevidade, a concisão, a visualidade, o humor, o paradoxo, a presença de imagens da natureza, o princípio de montagem do ideograma e a busca da experiência epifânica, obtendo uma notável síntese de referências ocidentais e orientais, relidas pela ótica de sua subjetividade e mitologia pessoal.

 

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Biografia do Autor

  • Claudio Alexandre Barros Teixeira, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Curador de Literatura e Poesia no Centro Cultural São Paulo. Colunista da revista CULT e editor da revista Zunái.

Referências

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Publicado

2020-12-21 — Atualizado em 2020-12-22

Como Citar

TEIXEIRA, Claudio Alexandre Barros. O Branco no Branco: A Epifania de Eugênio de Andrade. Via Atlântica, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 375–399, 2020. DOI: 10.11606/va.v0i37.149485. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/149485.. Acesso em: 19 abr. 2024.