A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i35.151500

Palavras-chave:

Antonio Candido, literatura, ensino, formação docente

Resumo

Diante da importante contribuição de Antonio Candido para os estudos teóricos e críticos acerca da Literatura Brasileira, este artigo busca reler algumas de suas obras centrais a fim de perceber nelas, a partir de seu princípio analítico, uma proposta sólida para a formação e a atuação de professores de Literatura. Ao problematizarmos a função da teoria crítica e literária em ambientes de ensino e formação docente, verificou-se como o desenvolvimento teórico realizado por Candido contribui muito para a prática de ensino da Literatura, pois possibilita o aprofundamento nas camadas textuais e de significado das obras, tão necessário para a efetiva aproximação às obras de arte literária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniele dos Santos Rosa, Instituto Federal de Brasília

    Possui Graduação em Letras (2005), Mestrado (2009) e Doutorado em Literatura (2014), realizados na Universidade de Brasília/UnB. Atualmente, é professora de Literatura, no curso de Licenciatura em Língua Espanhola, e no Mestrado Profissional em Educação Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Brasília/IFB. Atua nos grupos de pesquisa: Literatura e Modernidade Periférica e Linguagem e Práticas Sociais, desenvolvendo pesquisas e orientações (iniciação científica e monografias). É autora da obra Poesia e história em Pedro Páramo, de Juan Rulfo, publicada em 2015; e organizou diversas obras que tratam da teoria, crítica e ensino da Literatura. É Coordenadora de Publicações da Editora IFB e Editora-chefe da Revista Eixo. Seus estudos, centrados na teoria, crítica e ensino da Literatura, fundamentam-se no reconhecimento da obra literária, autônoma, como resultado dialético da relação entre forma e conteúdo, que, como proposta hermenêutica, transfigura a vida concreta, apreendendo, quando possível, a necessária totalidade da história humana. 

Downloads

Publicado

2019-07-10

Como Citar

A FUNÇÃO DA TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA EM AMBIENTES DE ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO. (2019). Via Atlântica, 20(1), 105-120. https://doi.org/10.11606/va.v0i35.151500