O MÉTODO CRÍTICO DE ANTONIO CANDIDO E A ANÁLISE DA FORMA POÉTICA
Resumo
O objetivo desse artigo é refletir sobre método crítico de Antonio Candido especificamente no que diz respeito aos textos poéticos. Para isso, serão analisados dois textos pouco estudados do autor: Na sala de Aula e O estudo analítico do poema. O foco é tentar demonstrar que esses dois livros, apesar de curtos, demonstram a mesma força crítica que Antonio Candido apresenta em suas obras mais conhecidas. Neles, o crítico ressalta a importância do apego à matéria textual na análise dos poemas, apresentando um modelo de análise que deve sempre ter o concreto como ponto de partida. Junto a isso, coloca em evidência uma noção de forma poética fundamentada por uma reflexão dialética, oposta à ideia de que poesia é somente um jogo de linguagem ou um malabarismo técnico.
Downloads
Copyright (c) 2019 Alex Alves Fogal

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).