A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NUMA PERSPECTIVA HUMANÍSTICA

Autores

  • Sandra Helena Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Eliene da Silva Dias Universidade Estadual do Piauí
  • Diogenes Buenos Aires de Carvalho Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154949

Palavras-chave:

literatura, sociedade, humanização, Antonio Candido

Resumo

O presente artigo buscou refletir sobre a literatura e seu caráter humanizador no contexto da sociedade, fazendo uma abordagem usando o pensamento do crítico Antônio Candido acerca da relação entre literatura e sociedade, considerando que o homem vive mergulhado nos conflitos da vida cotidiana. O aporte teórico se centrou nas contribuições de Antônio Candido dentre outros teóricos que compartilham desse pensamento. Por fim, nessa perspectiva, verificou-se o papel social e o caráter emancipatório e reflexivo da literatura, contribuindo de maneira eficaz como objeto de humanização do homem que entra em contato com essa estética literária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Helena Oliveira, Universidade Federal do Piauí

    Mestranda do programa de Pós- graduação em Letras pela UFPI, atualmente é professora da educação básica de ensino técnico e tecnológico do IFPI, desenvolve pesquisas nas áreas de literatura espanhola e portuguesa, com o foco voltado para a teoria do espaço ficcional. É membra do Núcleo de Pesquisa em Literatura Contemporânea (NUPLIC) da UFPI: http://lattes.cnpq.br/6492036762086456

  • Eliene da Silva Dias, Universidade Estadual do Piauí

    Mestranda do programa de Pós- graduação em Letras pela UESPI, atualmente é professora da educação básica do estado do Piauí- Seduc, desenvolve pesquisas nas áreas de literatura, leitura. http://lattes.cnpq.br/1627116452471096

  • Diogenes Buenos Aires de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí

    Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Mestrado Acadêmico em Letras. Professor Convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI/https://ojs.uespi.br/index.php/ler), Coordenador do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL (www.gtllij.com.br) e integrante da RELER.  Rede de Estudos Avançados em Leitura (Cátedra UNESCO de Leitura) Instituto Interdisciplinar de Leitura - PUC Rio), Coordenador do Grupo de Pesquisa Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Membro do corpo editorial dos seguintes periódicos: FRONTEIRAZ, EntreLetras (Online), Carta CEPRO, Tecnia (Lima), Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), Textura (Canoas), Signo (UNISC. Online), Literatura em Debate (URI), Kalíope (PUCSP), Nome - Revista de Letras (UFG), Cadernos do Aplicação (UFRGS), Signos (Lajeado), e Pesquisa em Foco (0103-5762). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética da Recepção, Literatura infantil e juvenil, Adaptação literária, Formação do leitor, Ensino de literatura, Letramentos literário e digital. 

Downloads

Publicado

2019-07-10

Como Citar

OLIVEIRA, Sandra Helena; DIAS, Eliene da Silva; CARVALHO, Diogenes Buenos Aires de. A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NUMA PERSPECTIVA HUMANÍSTICA. Via Atlântica, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 253–265, 2019. DOI: 10.11606/va.v0i35.154949. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/154949.. Acesso em: 16 abr. 2024.