A TRANSFIGURAÇÃO DO SOCIAL NO ROMANCE O BERRO DO CORDEIRO EM NOVA YORK
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i35.155043Palavras-chave:
Antonio Candido, onomástica literária, Literatura e Sociedade, O berro do cordeiro em Nova York, Tereza AlbuesResumo
Com base nas considerações de Candido sobre sociedade e sobre literatura, propôs-se, na dissertação Nomes próprios no romance contemporâneo O Berro do Cordeiro em Nova York um modelo analítico de nomes mimético-conotativos em continuum. Parte dessa análise aperfeiçoa-se neste artigo, na confirmação do fenômeno de internalização do social na estrutura literária, a partir da alegorização onomínica das relações sociais opressoras. Assim, neste estudo pretende-se exemplificar o processo alegórico-social do nome próprio no romance O berro do Cordeiro em Nova York, bem como confirmar que a realidade externa à obra age estruturalmente e determina sua temática social transformadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).